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BENELLI BKX 300  Promete muita aventura

A gama de aventuras da Benelli expande-se em 2024, com uma nova oferta destinada a pilotos menos experientes, uma vez que a nova Benelli BKX 300 vem também com uma variante “S” num estilo motard.

Como seria de esperar, tanto a nova Benelli BKX 300 como a BKX 300 S utilizam a mesma base técnica, que, no seu cerne, apresenta uma nova especificação da unidade monocilíndrica de 250 cc da Benelli.

Pelo menos, era uma unidade de 250cc, mas agora foi alargada para 292,4cc. O aumento da cilindrada para 78 mm é a causa da maior cilindrada, e existem também actualizações na transmissão, bem como aumentos no diâmetro das válvulas de admissão e de escape, revisões no design da câmara de combustão e a introdução de um novo veio de contrapeso que visa aumentar a facilidade de condução e reduzir as vibrações. Além disso, o escape é revisto com um coletor novo e mais longo para proporcionar uma maior distribuição do binário, e uma embraiagem deslizante é incluída na especificação, reduzindo a resistência da alavanca e suavizando as mudanças de velocidade.

Todas as actualizações do grupo motopropulsor significam agora que o motor produz uns aceitáveis 29 cavalos de potência.

A base técnica partilhada também se estende ao quadro, uma vez que um quadro de berço duplo em aço mantém o conjunto unido. Uma forquilha dianteira invertida de 41 mm oferece 180 mm de curso da roda, com o mesmo disponível na traseira através do monoamortecedor com pré-carga ajustável.

A roda dianteira de 19 polegadas possui um disco de travão único flutuante de 280 mm, apertado por uma pinça de quatro pistões, enquanto um disco traseiro de 240 mm possui uma pinça flutuante de pistão único na traseira – tudo numa roda de 17 polegadas.

Em termos técnicos, a BKX 300 e a BKX 300 S são praticamente idênticas. Visualmente, porém, não o são, e são os visuais que indicam as poucas diferenças técnicas. Enquanto a BKX 300 é uma moto de aventura, a S é uma motard, com linhas mais agressivas.

A traseira também reduz a altura de condução para 170 mm em relação aos 220 mm da moto normal, e reduz o curso da suspensão em ambas as extremidades para 150 mm. O peso da S também é reduzido de 165 kg para 160 kg, e utiliza jantes de 17 polegadas em ambas as extremidades que são envolvidas (como na versão standard) em aros Pirelli.

As informações sobre preços ainda não estão disponíveis, mas a Benelli prevê que a BKX 300 estará disponível a partir do segundo semestre de 2024, enquanto a BKX 300 S deverá aterrar em meados de 2024.

Sérgio Gonçalves

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