Menu Fechar

BMW HP4 RACE – A superbike germânica para as pistas

Por vezes assim como nos automóveis os fabricantes lançam modelos de produção limitada que só podem ser usados em circuito fechado e que se tornam rapidamente em “objetos” de desejo e coleção para os mais exigentes.

A marca alemã BMW Motorrad deu a conhecer a sua versão pronta a comercializar de um Concept que já tinha sido apresentado no ano passado, e que gerou grande interesse junto do público.

Apresentada no Salão de Xangai 2017 com o nome de código HP4 Race é a primeira moto do fabricante a ter um quadro totalmente em produzido em fibra de carbono (7,8 kg) o que segundo os especialistas da BMW, representa os melhores atributos da empresa, como a inovação, novas tecnologias e performance de alto nível.

As jantes também são produzidas no mesmo material e são cerca de 30% mais leves do que as fabricadas em alumínio.

Com o motor de 4 cilindros a debitar 215 cavalos de potência para um peso de 171 kg (com um depósito de gasolina atestado) com um sistema de suspensão Öhlins FGR 300 na frente, escape especifico (akrapovic) com ponteira em carbono,  um mono amortecedor da mesma marca TTX 36 GP, travões Brembo GP4 PR com pinças monobloco, uma caixa de velocidades de competição entre outras características, fazem desta moto uma verdadeira arma de velocidade, ficando mesmo ao nível das superbikes do campeonato do mundo.

A panóplia de eletrónica nas motos mais modernas é uma realidade atual, sejam nas motos de competição como nas versões para estrada. A HP4 Race vai ainda mais longe nesse capítulo particular e oferece um painel de instrumentos 2D que grava todos os parâmetros em pista, um controlo de tração (Dynamic Traction Control) programável com 15 níveis, um sistema de travão motor (Engine Brake EBR) também com 15 níveis, um controlo de “cavalinhos” (wheelie control) programável para certas mudanças e por fim, um sistema de arranques com limitador de velocidade nas boxes (Launch Control & Pit Lane Limiter)


Tudo isto obviamente tem um preço de vendo ao público “elevado”, na ordem das 68.000 libras (+ de 81.000€) sendo que a sua maior rival é a Ducati Superleggera que produz 212 cavalos e pesa 167 kg, sendo 4000 libras mais cara que a HP4 Race, tem contudo, a vantagem de se puder usar tanto em pista como em estrada.

A HP4 Race vai ter uma produção limitada de 750 unidades.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.