Menu Fechar

Conselhos para poupar combustível no seu carro de aluguer nas próximas férias

poupar-combustivel

Reduzir o gasto que destinamos a encher o depósito no abastecimento de veículos depende mais do que pensamos da nossa atitude ao volante. Durante o próximo verão, a maioria dos condutores realizarão o percurso mais longo de viagem no ano. Representa uma boa oportunidade para implementar uma série de medidas que nos ajudarão a economizar combustível e equilibrar o nosso orçamento para as férias de Verão, pois mesmo com a implementação dos combustíveis low cost parece que a diferença não é muita.

Também é importante notar que quanto menos gastamos, menos emissões nocivas libertam para a atmosfera. De pouca serve equipar os carros de motores cada vez mais eficientes, se a nossa conduta e nossos hábitos não o são.

8 Dicas para poupar combustível
1. Em primeiro lugar, para alugar um veículo faça-o com bastante antecedência, se for possível, e compare preços na internet. Um bom exemplo é o site www.alugarcarrosbaratos.pt que compara preços de mais de 900 empresas de aluguer de viaturas e logo aqui já pode poupar bastante.

2. Preocupamo-nos que nosso carro esteja pronto, com líquido refrigerante e nível de óleo. Um motor mal refrigerados ou lubrificado sempre gasta mais. Além disso, o filtro de ar se não for limpo, pode aumentar o consumo de uma maneira espetacular.

3. A pressão dos pneus deve ser a correta, se não o motor terá que fazer mais força para superar sua resistência e, consequentemente, gastar mais combustível. Além dos pneus se desgastarem mais rapidamente, de modo que, mais cedo ou mais tarde também sai mais caro.

4. Preste atenção a seu peso. Sobrecarregar o veículo afecta directamente o consumo total do percurso. Simplifique a sua bagagem é sempre possível quando passar alguns dias na praia ou montanha. Além disso, qualquer coisa que influencia a aerodinâmica do veículo como barras de tejadilho pode afetar negativamente o consumo. Se não o vamos utilizar é melhor deixá-lo em casa.

5. Não Acelere. O Consumo de combustível cresce exponencialmente com a velocidade, e especialmente acima de 90Km/h, em que a resistência do ar começa a ser muito importante. Se permanecermos consistentemente abaixo velocidades legais de restrições atuais, a uma velocidade o mais constante possível, gasta muito menos. Lembre-se que as velocidades máximas atuais foram estabelecidas nos anos 70 principalmente para economizar combustível, como resultado da crise de energia. Chegar meia hora depois de não representar qualquer inconveniente e nosso depósito será praticamente completo.

6. Planifique. Vale a pena antes da viagem obter informações no site da Brisa, por exemplo o estado das estradas, obras ou possibilidades de bloqueio de estradas. As filas prolongadas pode custar-nos muito em combustível e uma rota alternativa, ainda que mais longa mais, pode ser mais económica. Usando um dispositivo de GPS a bordo com informações oportunas sobre a rota é um parceiro perfeito para não trazer surpresas desagradáveis e irritantes. Os sites que oferecem planeamento da rota com informações e recomendações itinerários também será de grande ajuda para escolher a melhor rota.

7. Faça boas mudanças. Para os carros de transmissão manual, cada motor tem um regime adequado para mudar as marchas de forma correta, sem solavancos nas rotações. Coincide com a zona de torque máximo e podemos ver se olhar quando se engrenara seguinte relação o carro não está em aceleração ou travagem. Se nos acostumamos para andar com o motor no seu regime ideal, estamos economizando um monte de combustível ao longo dos quilómetros.

8. Conduza com suavemente. Fatores como o vento ou o terreno não o podemos controlar. Mas a nossa própria condução para acelerar ou travar bruscamente aumenta a média de consumo em litros por cem quilómetros. Antecipar desaceleração de travagem e alavancar a inércia do carro para levantar quando o acelerador é um hábito que vai economizar muito dinheiro a médio prazo.

9. Ajuste o ar condicionado. Especialmente não abra as janelas para não causar uma diferença de clima grande para ter uma boa média. Oriente bem as saídas do ar para garantir uma boa ventilação e definir uma temperatura razoável para não ficar super aquecido ou super frio. Se for muito baixo, forçando o sistema a trabalhar mais, rouba potência do motor e exige, portanto, maior consumo de combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.