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Desempenho e eficiência numa nova combinação: o Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+

A combinação do motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros com a máquina E-synchronous de excitação permanente gera uma potência máxima do sistema de 430 kW (585 CV) [no RACE START: 450 kW/612 CV] e um binário máximo do sistema de 750 Nm. O desempenho é correspondentemente dinâmico: a aceleração de 0-100 km/h ocorre em 3,8 segundos (berlina com RACE START, parte do pacote AMG DYNAMIC PLUS). A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 280 km/h (berlina com AMG Driver’s Package). É possível atingir 140 km/h de forma puramente eléctrica.

O motor elétrico de 120 kW está integrado na transmissão AMG SPEEDSHIFT TCT 9G para poupar espaço. A elevada densidade de potência da unidade de potência híbrida é conseguida através da tecnologia síncrona de rotor interno permanentemente excitado. O binário máximo do motor elétrico de 480 Nm está disponível desde a primeira rotação e assegura uma elevada agilidade mesmo no arranque. A bateria de tração de 400 volts tem uma capacidade bruta de 28,6 kWh e está instalada na traseira, sob o piso da bagageira. O conteúdo energético que pode ser utilizado diariamente é de 21,22 kWh, uma vez que uma parte da energia está sempre reservada para o boost e, consequentemente, para a condução de alta performance. No entanto, a bateria de alta tensão permite uma autonomia eléctrica de até mais de 100 quilómetros.

Um carregador com 11 kW de potência de carga está a bordo para carregar com corrente alternada. Além disso, está disponível, mediante pedido, um carregador rápido de 60 kW DC para corrente contínua*. Este permite carregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 20 minutos. A potência de recuperação é de até 120 kW. No modo DAuto, o sistema selecciona automaticamente o nível de potência de recuperação em função da situação do trânsito. Se quiser influenciar o desempenho da recuperação, pode seleccioná-lo em três níveis, utilizando as teclas basculantes atrás do volante. No programa D-, o condutor experimenta a “sensação de um só pedal”: Se tirar o pé do acelerador, o veículo desacelera de forma puramente eléctrica, de tal forma que o travão de pé hidráulico muitas vezes nem sequer é necessário.

A base da condução desportiva e eficiente é o comprovado motor turbo de seis cilindros em linha AMG de 3,0 litros. No E 53 HYBRID 4MATIC+ debita 330 kW (449 cv). Em comparação com a versão anterior do E 53 da antecessora série W213, isto significa um aumento de 10 kW (14 cv). Numerosas medidas de software e hardware contribuem para aumentar o desempenho. Isso inclui um novo turboalimentador de gás de escape twin-scroll com maior pressão de impulso (1,5 bar em vez do anterior 1,1 bar). A atualização também inclui um novo software programado, um radiador frontal adicional e um radiador de arcos de roda. O resultado: O motor de 3.0 litros reage espontaneamente aos comandos do pedal do acelerador, oferecendo assim uma resposta altamente dinâmica.

Para ter em conta o elevado potencial dinâmico do sistema de tração, a carroçaria foi revista com numerosas medidas de reforço. Uma barra de suporte entre os apoios das escoras da suspensão dianteira reforça a estrutura dianteira e permite uma maior dinâmica lateral. O campo de impulsão sob o motor aumenta a precisão da direção, reduzindo a torção da extremidade dianteira. Está ligado às vigas longitudinais por escoras adicionais. No eixo traseiro, escoras adicionais desde as longarinas até à traseira asseguram uma maior estabilidade e precisão de condução.

O novo Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ distingue-se por muitos elementos de design especiais. O friso do radiador específico da AMG com lamelas verticais é iluminado de série*. Os guarda-lamas dianteiros mais largos (mais onze milímetros de cada lado em comparação com o Mercedes-Benz Classe E) dão espaço para a maior largura da via no eixo dianteiro. As potentes entradas de ar exteriores, cada uma com duas alhetas verticais, e a asa A central caracterizam o avental dianteiro independente AMG. A grande entrada de ar central inferior direcciona o ar para o refrigerador frontal AMG adicional. Existe também uma abertura externa para o radiador dos arcos das rodas.

A vista lateral é caracterizada por superfícies modeladas fluidas, sem rebordos ou arestas, até aos puxadores das portas embutidos. Os painéis das saias laterais específicos da AMG ligam visualmente as duas cavas das rodas. As jantes de liga leve, que estão quase niveladas com a carroçaria, realçam a potência e o dinamismo. Os faróis traseiros planos e horizontalmente ligados, com grafismos claros e marcantes na assinatura estilizada da estrela Mercedes, estão inseridos com precisão na potente traseira. A disposição confere estrutura ao veículo e sublinha a largura total. O toque final é o spoiler AMG na tampa da bagageira (berlina) e o avental traseiro AMG com difusor e dois tubos de escape duplos redondos à esquerda e à direita.

Os emblemas específicos para híbridos nos guarda-lamas dianteiros e na traseira indicam a condução electrificada. O E 53 HYBRID 4MATIC+ vem equipado de série com jantes de liga leve de 19 polegadas. Jantes de 20 polegadas e jantes forjadas com um diâmetro de 21 polegadas também estão disponíveis como opção.

O design do cockpit impressiona com uma impressão geral harmoniosa. De série, existe um revestimento iluminado específico para o E 53 HYBRID, em madeira de freixo cinzenta de poros abertos com um logótipo AMG. O MBUX Superscreen com monitor de passageiros está disponível como opção. O sistema multimédia MBUX oferece ecrãs e funcionalidades específicas AMG, bem como o conteúdo de menu adicional e exclusivo AMG Performance e AMG TRACK PACE (opcional). A isto juntam-se os ecrãs e funções específicos para híbridos. Isto inclui o menu de carregamento e os ecrãs no painel de instrumentos e no ecrã multimédia. Estes fornecem informações sobre, entre outras coisas, o estado de carga e a temperatura da bateria de alta tensão, bem como a autonomia eléctrica.

Os bancos desportivos AMG, com regulação eléctrica, são de série. Os estofos são revestidos em pele artificial ARTICO/microfibra MICROCUT com pespontos vermelhos contrastantes e apresentam um grafismo exclusivo dos bancos AMG. Os bancos AMG Performance com regulação eléctrica podem ser encomendados como opção. O equipamento de base inclui o volante AMG Performance em pele Nappa com botões de volante AMG.

A tração integral de série proporciona uma tração óptima. Garante uma elevada estabilidade de condução e segurança de condução em estradas secas, bem como em estradas molhadas ou com neve. Uma embraiagem controlada electromecanicamente distribui a força motriz de forma variável pelos eixos dianteiro e traseiro em cada programa de condução. Isto garante a máxima tração, dinâmica de condução e segurança em todos os momentos e em todas as condições de condução.

Suspensão AMG RIDE CONTROL recentemente desenvolvida e afinada com regulação adaptativa do amortecimento
A equipa de desenvolvimento da AMG desenvolveu e afinou a suspensão de molas de aço AMG RIDE CONTROL com regulação adaptativa do amortecimento especificamente para as exigências do E 53 HYBRID 4MATIC+ com novo hardware e software. Oferece uma combinação equilibrada de isolamento acústico adequado para uma condução puramente eléctrica em combinação com um carácter muito desportivo típico da AMG. O eixo dianteiro independente tem uma largura de via maior do que o modelo Mercedes-Benz. No eixo traseiro, a elastocinemática mais rígida dos apoios de borracha, que ligam os braços de controlo independentes ao suporte do eixo, assegura uma maior estabilidade de trajetória e de curvatura.

A suspensão em aço com uma configuração desportiva de mola-amortecedor e amortecimento adaptativo ajustável de duas válvulas combina uma elevada dinâmica de condução com um conforto de condução muito bom. O amortecimento em cada roda adapta-se à situação de condução atual e às condições da estrada. Isto acontece de forma rápida e precisa através de válvulas separadas para as direcções de tensão e compressão nos amortecedores. A curva caraterística do amortecedor pode ser pré-selecionada em três níveis: “Comfort”, “Sport” e “Sport+”, permitindo assim uma diferenciação claramente percetível entre um elevado conforto em longas distâncias e uma dinâmica de condução desportiva.

O software também foi reprogramado. A afinação do chassis, do ESP®, da tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável e da direção, adaptada à tração híbrida, permite uma experiência de condução equilibrada e segura, mas também dinâmica e confiante.

O sistema de travagem desportivo de alto desempenho AMG baseia-se em discos de travão ventilados internamente com 370×36 milímetros no eixo dianteiro e pinças fixas de quatro pistões. No eixo traseiro, são 360×26 milímetros com pinças flutuantes de um pistão.

Uma caraterística de alta tecnologia é o servo-freio eletromecânico. Este garante que o sistema de travagem combina eficazmente a recuperação eléctrica com o travão hidráulico. Dependendo da situação de condução e dos requisitos de travagem, o sistema de travagem independente do vácuo controla automaticamente a mudança flexível entre a travagem hidráulica e a recuperação eléctrica. Isto significa que o desempenho máximo de recuperação pode ser alcançado mais frequentemente e durante um período de tempo mais longo. O sistema reduz de forma variável a potência de travagem do travão hidráulico, mesmo com uma pressão constante no pedal, para manter um elevado nível de desempenho de recuperação à medida que a velocidade diminui. O condutor não se apercebe desta mudança automática.

Dependendo da velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras (até 100 km/h) ou na mesma direção (acima de 100 km/h). O sistema permite, assim, um comportamento de condução ágil e estável. A variação do ângulo dos dedos dos pés é de 0,7 graus (direção paralela) a 2,5 graus (direção oposta).

Do eficiente ao dinâmico: Os programas de condução AMG DYNAMIC SELECT são adaptados exatamente à tecnologia de condução do híbrido plug-in. Eles ajustam parâmetros importantes como a resposta da transmissão e da transmissão, as características da direção, o amortecimento do chassis ou o som. Para além dos já conhecidos programas de condução “Comfort”, “Sport”, “Sport+”, “Smoothness” e “Individual”, o novo Mercedes-AMG E 53 HYBRID 4MATIC+ inclui dois programas de condução específicos para híbridos. “Electric” e “Battery Hold”.

Por defeito, o modelo 53 electrificado arranca silenciosamente no programa de condução “Electric” quando o motor elétrico é ligado. O ícone “Ready” no painel de instrumentos indica que o veículo está pronto a circular. Em “Electric”, a condução puramente eléctrica é feita com o motor elétrico de 120 kW (163 cv) com uma autonomia de até mais de 100 quilómetros. Se o nível de carga da bateria for demasiado baixo ou se o condutor necessitar entretanto de mais potência e ultrapassar o ponto de pressão do pedal do acelerador háptico, a estratégia de funcionamento inteligente muda automaticamente: o motor de combustão arranca e assume a potência de tração conforme necessário.

No programa de condução “Battery Hold”, o motor de combustão e o motor elétrico funcionam de forma coordenada, consoante a situação. A estratégia de funcionamento mantém o nível de carga da bateria quase constante. A utilização do motor elétrico é limitada e optimizada para um baixo consumo de energia. A recuperação equilibra novamente o balanço energético. Alterando simplesmente o programa de condução, os condutores podem decidir quando querem voltar a utilizar totalmente a carga da bateria, por exemplo, para o trânsito no centro da cidade.

Sérgio Gonçalves

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