Menu Fechar

Dez cópias chinesas de automóveis que passam impunes

É do conhecimento geral que a China produz muitas cópias dos mais variados produtos e os automóveis não são excepção. Porém não é fácil para as marcas registadas lidarem com este problema uma vez que as leis chinesas são bem diferentes das do resto do mundo em relação aos direitos de autor.

Aqui é possível constatar uma pequena lista (pois há muitos mais exemplos) de 10 exemplares que são muito semelhantes aos modelos originais.

Claro que a qualidade de construção é totalmente diferente e nem sempre estas marcas conseguem produzir os componentes dos modelos originais na perfeição.  

O primeiro é o Zoyte E30, que nada tem a ver com o saudoso BMW M3 E30, mas sim com um Smart ForTwo. As semelhanças são por demais evidentes.

O segundo exemplo nesta lista é o BAIC X423 que apesar do nome esquisito, é fácil identificar o modelo original do qual copiaram, o Jeep Wrangler.

Em seguida temos que falar do Land Wind X7 que até no nome foram buscar “inspiração”. Uma cópia do Land Rover Evoque.

Até nos desportivos é possível ver aberrações de cópias como é o caso do modelo Eagle Came, um veículo eléctrico que em muito se assemelha ao Porsche Cayman.

A Volkswagen deve ficar de “olhos em bico” a olhar para o modelo Zotye T600, claramente uma réplica de um VW Tiguan.

E o que dizer do BYD S7? Claramente plagiado do Honda C-RV.

Mais um exemplo de uma cópia em que até o nome é aproveitado, falamos do JAC A6. Fácil perceber qual é o modelo escolhido…  

O Lifan 320 é um Mini Cooper de 4 portas muito estranho de facto, mas existe.

E o que dizer de um dos modelos mais polémicos o S-CEO HBJ6474Y, copiado da primeira geração do BMW X5.

Terminamos a lista com uma réplica de “luxo”, o modelo chinês Geely GE que tem como “alvo” ombrear com o Rolls Royce Phantom, nem que seja só na ideia…

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.