Grande Prémio de F1 de Espanha

Published On 12 de Maio de 2013 | Desporto

alonso

Concluída mais uma prova do calendário da Fórmula 1, desta vez o grande vencedor foi o espanhol Fernando Alonso, que consegue assim ganhar em “casa” a sua segunda corrida da temporada. Aliás a Ferrari conseguiu um excelente resultado, já que Felipe Massa terminou a prova no 3º lugar atrás de Kimi Raikkonen. O campeão do mundo em título não foi além do 4º posto assegurando ainda assim, valiosos pontos para o campeonato.

Na primeira parte da corrida deste Domingo, Alonso arrancou bem da grelha de partida, ficando atrás de Nico Rosberg. E quando se deu a primeira paragem nas boxes o espanhol passou para a frente do alemão. Uma vez mais os pneus tiveram um papel preponderante para todos os intervenientes na corrida.

O piloto Kimi Raikkonen que rodou sempre no grupo da frente, tinha porém uma estratégia de idas às boxes diferente dos restantes. Já que utilizou pneus médios e só por uma vez usou pneus duros, algo que a maioria não fez. Porém foi uma estratégia acertada já que lhe permitiu ficar à frente tanto de Felipe Massa como de Sebastian Vettel na fase mais importante da corrida espanhola. No entanto apesar desta estratégia nunca conseguiu incomodar Alonso.

Uma boa prestação teve também o piloto Felipe Massa já que rodou sempre num ritmo elevado e mostrava que que queria lutar pelo pódio. Com uma das paragens nas boxes perfeita acabou mesmo por ficar à frente de Vettel.

O piloto campeão da Red Bull teve uma corrida complicada, por culpa do rápido desgaste dos pneus. Aliás a sua equipa avisou Vettel várias vezes para essa situação durante a corrida.

Quem não conseguiu traduzir na corrida os resultados obtidos em classificação foram os Mercedes. Hamilton foi apenas 12º e Rosberg que partiu da pole-position foi apenas 6º classificado.

Os Mclaren também se encontram abaixo das expectativas e na corrida espanhola apenas Perez teve algum destaque, ainda assim terminou em nono atrás do seu colega de equipa o piloto inglês Jason Button.

Assim o campeonato está agora mais renhido, com Vettel a segura a liderança mas perdendo alguns pontos para Raikkonen. Alonso subiu para terceiro, mas ainda está a 17 pontos do alemão.

Pode consultar as tabelas mais abaixo.

Classificação final do GP de Espanha:
1. Alonso Ferrari
2. Raikkonen Lotus-Renault
3. Massa Ferrari
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Webber Red Bull-Renault
6. Rosberg Mercedes
7. Di Resta Force India-Mercedes
8. Button McLaren-Mercedes
9. Perez McLaren-Mercedes
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11. Gutierrez Sauber-Ferrari
12. Hamilton Mercedes
13. Sutil Force India-Mercedes
14. Maldonado Williams-Renault
15. Hulkenberg Sauber-Ferrari
16. Bottas Williams-Renault
17. Pic Caterham-Renault
18. Bianchi Marussia-Cosworth
19. Chilton Marussia-Cosworth
DNF Vergne Toro Rosso-Ferrari
DNF van der Garde Caterham-Renault
DNF Grosjean Lotus-Renault

Pilotos:
1. Vettel 89
2. Raikkonen 85
3. Alonso 72
4. Hamilton 50
5. Massa 45
6. Webber 42
7. Di Resta 26
8. Grosjean 26
9. Rosberg 22
10. Button 17
11. Perez 12
12. Ricciardo 7
13. Sutil 6
14. Hulkenberg 5
15. Vergne 1

Construtores:
1. Red Bull-Renault 131
2. Ferrari 117
3. Lotus-Renault 111
4. Mercedes 72
5. Force India-Mercedes 32
6. McLaren-Mercedes 29
7. Toro Rosso-Ferrari 8
8. Sauber-Ferrari 5

Sérgio Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.