Menu Fechar

MASERATI FOLGORE DAY. TRIDENTE COLOCA O FOCO NA NOVA ERA ELÉTRICA DA MARCA

Na segunda-feira, 15 de abril, em Rimini, no coração do Motor Valley, a Maserati reuniu a imprensa e os especialistas do setor para o tão aguardado Folgore Day.  O evento teve lugar no 110º aniversário do fabricante sediado em Modena: a história da casa do Tridente é rica em sucessos comerciais e na competição – nos mesmos se incluindo a criação de alguns dos automóveis mais emblemáticos da história do automobilismo internacional, e muitas vitórias no desporto automóvel de alto nível. O Folgore Day assinala, oficialmente, a entrada da marca na nova dimensão elétrica, em que a gama Folgore está pronta para dominar e representar o futuro da marca em todo o mundo.

Uma viagem de eletrificação, inovação, luxo e excelência na melhor tradição italiana, na qual a Maserati embarcou no ano passado, com o lançamento dos seus modelos 100% elétricos: o GranTurismo Folgore, o primeiro automóvel totalmente elétrico da marca do Tridente; o Grecale Folgore, o primeiro SUV alimentado por um grupo motopropulsor totalmente elétrico; e, agora, o GranCabrio Folgore, a elegante e requintada versão de aberta do seu premiado irmão gran turismo, a ser lançado no evento. No topo desta oferta estará o superdesportivo MC20 Folgore, com estreia prevista para 2025.

Até 2028, toda a gama Tridente estará totalmente eletrificada, como anunciado pela Maserati no início de 2024, quando partilhou a sua visão estratégica de longo prazo, incluindo um plano de crescimento que visa uma rentabilidade sustentável no futuro, com o foco na evolução constante da marca e dos seus produtos. Neste cenário, a gama do Tridente continua a ser inteiramente desenhada, concebida, desenvolvida e produzida em Itália, com Modena, e a histórica fábrica na Viale Ciro Menotti, a permanecerem o ponto fulcral desta desafiante nova era de mobilidade.

Folgore Day é o ponto de partida de uma nova viagem para a Maserati e para os consumidores de luxo, a quem a oferta elétrica da marca do Tridente é inteiramente destinada e dedicada, através de produtos que podem garantir a distintiva essência da marca – composta por automóveis que sempre foram sinónimo de tecnologia de ponta, elegância refinada, manufatura sofisticada e original, e performance impecável e distintiva –, e podem tornar-se novos símbolos em movimento da profunda transformação em curso no mercado.

Folgore é o impulso, a faísca que incendeia um moderno começo; com a força disruptiva do trovão (“Made in Thunder” é a afirmação utilizada para expressar este momento específico), inicia um novo capítulo na grande história da Maserati, a primeira marca de luxo 100% italiana a produzir modelos totalmente elétricos no Motor Valley. Mais uma vez, a criatividade e o engenho em termo de engenharia das mulheres e dos homens da marca do Tridente juntaram-se para dar forma à nova gama Folgore totalmente elétrica, um manifesto do futuro da Marca. 

Realizado como um posfácio ao fim de semana de corridas da Fórmula E no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli – pela primeira vez, o local que acolheu a ronda italiana do campeonato do mundo para monolugares 100% elétricos, em que o Tridente é a única marca de luxo italiana na grelha –, o Folgore Day teve início com a conferência de imprensa e as boas-vindas do CEO da marca. Davide Grasso falou sobre o momento significativo para a Maserati, embaixadora de Itália no mundo do luxo, um testemunho de inovação e aceleração tecnológica, e do seu futuro dedicado à eletrificação, partilhando a sua visão de longo prazo centrada na nova gama Folgore e nas atividades da marca, enquanto se aguardava pela apresentação da mais recente criação totalmente elétrica, o Maserati GranCabrio Folgore, a revelar no evento noturno centrado em torno do poder avassalador do Folgore. Davide Grasso foi acompanhado por: Giovanni Perosino, Chief Marketing Officer da Maserati, que partilhou a forma como os valores e as características da marca foram trazidos para a nova era Folgore, apresentando a estreia mundial da campanha “It turns you on”; Davide Danesin, Diretor de Engenharia da Maserati, que se centrou na engenharia e no desenvolvimento; e Klaus Busse, Diretor de Design da Maserati, que encerrou a conferência de imprensa com o seu contributo sobre estilo, tecnologia e design.

A reunião da manhã foi também uma oportunidade para apresentar aos participantes as três áreas temáticas que conduziram a narrativa e enquadraram o Folgore Day – dedicadas à mobilidade elétrica, ao programa de personalização Maserati Fuoriserie e ao TRIDENTE, um barco a motor de luxo totalmente elétrico –, em que os especialistas da Maserati apresentaram o novo rosto da marca.

TECNOLOGIA E MOBILIDADE ELÉTRICA FOLGORE

Na área temática dedicada à mobilidade elétrica, estão em exposição: o chassis rolante do Grecale Folgore, o coração do SUV 100% elétrico do Tridente, que sublinha a forma como o sistema de propulsão totalmente elétrico está integrado no chassis do veículo, com a bateria de alta tensão instalada diretamente sob o piso da carroçaria, sem, no entanto, comprometer os volumes internos do Grecale, os melhores da sua classe; a wallbox de carregamento Folgore, uma elegante fonte de alimentação doméstica fornecida com o seu automóvel elétrico; os eixos dianteiro e traseiro, e o pack de baterias, do GranTurismo Folgore, para testemunhar de perto as fascinantes engrenagens que acionam o potente coupé da marca do Tridente. 

CORES E MATERIAIS DO FUORISERIE|FOLGORE

O espaço destinado ao exclusivo programa de personalização dos automóveis da marca do Tridente foi enriquecido pela Configuration Box, e por alguns elementos de personalização, utilizados para inspirar os clientes na criação do seu Maserati de sonho. Juntos, o sofisticado, porém, arrojado banco do Grecale exibe uma combinação de Nero e Ghiaccio, realçada pelas costuras contrastantes Rosso Trofeo nos encostos cabeça, para formar o logótipo Tridente, e nas costas do banco. O banco do Maserati MC20 Cielo Opera d’Arte, em Alcantara cortada a laser, é, igualmente, realçado através de originais toques de cor; um automóvel que exprime toda a criatividade, todo o talento e toda a manufatura típicos do programa Fuoriserie e das personalizações Bespoke. Uma parede dedicada às pinturas da carroçaria completa esta área, juntamente com uma seleção especial de jantes com acabamentos exclusivos das coleções Corse e Futura.

VITA|MASERATI

A colaboração entre a Maserati e a Vita Power resultou no TRIDENTE, um barco a motor de luxo totalmente elétrico. A marca sediada em Modena prolonga, assim, a sua estratégia de eletrificação da estrada para a água.

A Vita Power e a Maserati partilham a mesma visão para a mobilidade do futuro, e a mesma paixão por criações de luxo que permitem não comprometer a performance e a elegância. A Vita Power é uma empresa de tecnologia marítima fundada para reduzir o impacto no ambiente marinho através do desenvolvimento de um ecossistema elétrico e integrado de grupos motopropulsores de alta performance, e de iates totalmente elétricos, apoiado por uma infraestrutura dedicada de carregamento rápido marítimo.

O TRIDENTE é um barco a motor de 10,5 metros, concebido para fazer cruzeiros diários em lagos e na costa; pode acomodar até oito passageiros; tem uma velocidade de cruzeiro de 25 nós, uma velocidade máxima de 40 nós, e carrega-se em menos de uma hora numa ligação de corrente contínua.

O barco é fabricado em fibra de carbono, com acabamentos ao mais alto nível criativo, executados pelos artesãos náuticos da Hodgdon Yachts, construtor naval do Maine, nos EUA, com uma história de mais de 200 anos de paixão e excelência, e especialista em super iates do tipo.

Campanha “IT TURNS YOU ON” da Maserati, com a participação de Damiano David

Para dar início oficial ao Folgore Day, e infundir toda a energia da nova era da Maserati, foi oficialmente lançada a campanha “It turns you on”, protagonizada pelo fascinante e sedutor músico e cantautor italiano Damiano David, que subiu nas tabelas mundiais com a banda de rock Måneskin, que lidera com a sua voz inconfundível.

Num filme de 90 segundos, cujo conceito criativo foi desenvolvido pela agência de comunicação Naïve, e produzido pela Buddy Film, o realizador italiano de renome internacional Gabriele Mainetti – apoiado por emocionantes planos do diretor de fotografia Diego Indraccolo – e os talentosos fotógrafos Paolo Zerbini e  Max Sarotto, criadores dos stills da campanha, deram o seu nome a uma história que exalta e celebra tudo o que é Maserati: paixão, visão, inovação, o espírito italiano, intuição, dedicação e entusiasmo. O estilo domina e arrebata, no que diz respeito à forma como aparecemos, como nos destacamos da multidão, e como, simplesmente, vivemos a nossa vida.

A atmosfera e as notas de abertura são típicas da Dolce Vita, repletas daquele espírito italiano sofisticado, mas descontraído, admirado e amado em todo o mundo. Um jovem próspero parte no seu automóvel, um Maserati GranTurismo Folgore; o seu magnetismo ilumina imediata e naturalmente o ambiente que o rodeia, e chama a atenção das pessoas. Damiano David está ao volante do primeiro automóvel 100% elétrico da Maserati: este famoso contador de histórias junta-se a um ícone do Tridente, capaz de, na sua versão Folgore, transmitir toda a energia do novo que avança e conquista.

O tema central é a vida, e a forma como a mesma se apodera e ilumina o coração, desfrutada a bordo das três criações Folgore da Maserati. A performance do GranTurismo é replicada na sua versão aberta, colocando o GranCabrio Folgore no centro das atenções. Faz virar cabeças, e transmite as maiores emoções, como só um automóvel consegue fazer, enquanto a síntese perfeita de uma performance e de uma elegância extraordinárias, de cabelos ao vento. A viagem prossegue, e chega ao seu fim, com o Grecale Folgore: um versátil, poderoso, luxuoso e cativante companheiro de quatro rodas, tal como os seus outros dois irmãos elétricos de alta performance.

Do anoitecer ao amanhecer, a Maserati conta a história da nova energia do Folgore, e como esta move o novo mundo de eletrificação do Tridente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.