Menu Fechar

Novo salão de colecções da American Honda mostra a história da Honda nos EUA

O novo American Honda Collection Hall abriu hoje oficialmente as suas portas no sul da Califórnia. O salão oferece aos visitantes um vislumbre de mais de 60 automóveis, motociclos, equipamento elétrico, máquinas de corrida, motores e modelos conceptuais históricos e significativos da Honda e da Acura, além de imagens, gráficos e apresentações de vídeo. Os produtos em exposição representam as mais de seis décadas desde que a American Honda Motor Co., Inc. foi fundada em 1959 como a primeira empresa Honda fora do Japão.

Os líderes da comunidade juntaram-se aos funcionários da Honda, associados e reformados para a grande inauguração, celebrando a nova exposição de 20.000 pés quadrados ligada ao átrio principal da sede da American Honda em Torrance, Califórnia.

“O nosso novo American Honda Collection Hall reflecte a importante ligação entre os sonhos e a paixão dos associados da Honda e a alegria vivida pelos clientes que adoram os seus produtos Honda e os fãs de corridas entusiasmados com os nossos sucessos com a bandeira axadrezada”, disse Noriya Kaihara, Presidente & CEO e diretor da American Honda Motor Co., Inc., e diretor de Operações Regionais (América do Norte). “Todos na Honda têm a honra de partilhar as expressões da nossa história na América que estão em exposição sob a forma de produtos e tecnologia que ajudaram a fazer avançar as pessoas e a sociedade.”

Aberto ao público gratuitamente durante os eventos públicos programados “Cars, Bikes & Coffee”, o American Honda Collection Hall presta homenagem às contribuições únicas da Honda para a vida dos americanos e destaca marcos significativos na história da Honda nos EUA.
Alguns exemplos de produtos atualmente em exposição:

Automóveis
1970 Honda N600 Coupe – O primeiro automóvel Honda vendido nos EUA utilizava um motor de 2 cilindros de 600 cc arrefecido a ar e era vendido a retalho por apenas 1.395 dólares.
1975 Honda Civic CVCC Hatchback – O primeiro automóvel a cumprir as normas de emissões da Lei do Ar Limpo dos EUA de 1970 sem necessidade de um conversor catalítico.
1979 Honda Accord CVCC Hatchback – O primeiro Accord estreou-se em 1976 como um hatchback de três portas equipado com o revolucionário motor de 4 cilindros de combustão controlada por vórtice composto (CVCC) da Honda.
1985 Honda CRX Si – O primeiro modelo de desempenho Honda Si vendido na América, um coupé desportivo de 2 lugares com a avançada injeção de combustível PGM-FI da Honda.
1986 Acura Legend – O sedan de turismo de luxo que lançou a marca Acura juntamente com o Integra.
1991 Acura NSX supercarro – O revolucionário carro desportivo exótico de motor central, construído à mão, que demonstrou as proezas técnicas da Honda.
1997 Honda CR-V – O primeiro SUV da Honda ajudou a estabelecer uma nova geração de veículos utilitários desportivos compactos com condução e manuseamento semelhantes aos de um automóvel.
2006 Honda Insight – Introduzido em 2000, o Insight foi o primeiro veículo de passageiros híbrido gasolina-elétrico produzido em massa e vendido nos EUA.

Motociclos
1962 Honda 50/Super Cub – Um dos três primeiros modelos que a Honda vendeu nos EUA. A Super Cub é atualmente o veículo mais vendido em todo o mundo, com mais de 100 milhões de unidades vendidas até à data.
1969 Honda CB750A – Considerada a primeira superbike de sempre e apelidada de “a moto do século” pela revista Motorcyclist.
1973 Honda CR/RC250 Elsinore – A primeira moto de motocross de produção da Honda e o primeiro produto fabricado pela Honda nos EUA, com o nome do famoso Grande Prémio de Elsinore.
1975 Honda GL1000 Gold Wing – Redefiniu as motos de turismo de longa distância com um revolucionário motor de quatro cilindros horizontalmente opostos.
1981 Honda CBX1000 – A primeira moto da Honda com mais de 100 cv, equipada com um motor de seis cilindros de 1000 cc.
1983 Honda VF750F – A revolucionária VF750F utilizou um motor DOHC V4 com refrigeração líquida e um quadro rígido de tubos quadrados que também a ajudou a dominar as corridas de superbikes em meados dos anos 80.
1990 Honda VFR750R/RC30 – Uma moto especial de homologação criada para competir no “Campeonato Mundial de Superbike”.
1992 Honda NR750 – A moto mais avançada tecnicamente na altura, icónica pelo design do motor de pistão oval e outras inovações.
2004 Honda RVT1000R/RC51 – Uma versão de rua da superbike V-twin vencedora do campeonato da Honda.

Carros de corrida
1992 Acura Spice GTP-Lights – Equipado com um motor Acura NSX V6 modificado, levou o piloto veterano Parker Johnstone ao campeonato de pilotos na série IMSA Camel GT Lights.
1996 Reynard 961-031 Indy Car – Honda/Reynard conduzido pelo Campeão de Pilotos da Indy Car Jimmy Vasser e pelo Estreante do Ano Alex Zanardi.
1997 Acura Integra Realtime – A RealTime Racing e o Acura Integra Type R forjaram um recorde de vitórias em corridas que permaneceu ininterrupto ao fim de quase duas décadas.

A exposição no American Honda Collection Hall será actualizada várias vezes por ano para apresentar diferentes produtos e temas.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.