Menu Fechar

O INEOS Grenadier vence a categoria Camião/SUV no Rali 2024 Alcan 5000 no Oeste do Canadá e nos Estados Unidos

A INEOS Automotive está a celebrar a sua primeira vitória num rali nos EUA e no Canadá, o Alcan 5000 Rally 2024, no primeiro ano de lançamento do 4X4. O INEOS Grenadier superou 16 outros concorrentes para conquistar a vitória na classe Camião/SUV do Alcan Rally de 5000 milhas e 10 dias, com o veículo não modificado pilotado por Andy e navegado por Mercedes Lilienthal de Portland, Oregon.

O Alcan 5000 Rally é um rali de resistência tempo-velocidade-distância (TSD). Não se trata de uma corrida em que vence a equipa mais rápida, mas sim de um evento de precisão em que os concorrentes viajam em estradas ou trilhos públicos, seguindo rotas específicas a velocidades prescritas com precisão. As equipas com o tempo mais próximo do “tempo perfeito” ganham a respectiva classe, o que significa que os veículos têm de ter o mesmo desempenho em estrada e fora de estrada para serem bem sucedidos.

O evento percorre o extremo Noroeste dos EUA e do Canadá, começando em Kirkland, no Estado de Washington, atravessando a Colúmbia Britânica, no Canadá, bem como o Círculo Ártico do Alasca, e terminando em Anchorage, no Alasca, na véspera da famosa Corrida Iditarod dos mushers e das suas equipas de cães. O evento inclui estradas de gelo, slaloms de gelo, testes de resistência e longos dias de viagem de 14 horas.

O Grenadier
Combinando o espírito e o design britânicos robustos com o rigor da engenharia alemã, o INEOS Grenadier 4X4 é um veículo todo-o-terreno resistente e capaz de ir a todo o lado, com o conforto moderno, o requinte e os padrões de qualidade esperados pelos condutores actuais.

A espinha dorsal do Grenadier é um chassis com estrutura em escada de secção em caixa completa, com eixos de viga sólida para serviço pesado, uma caixa de transferência de duas velocidades e até três diferenciais de bloqueio. A potência provém de uma escolha de motores a gasolina ou a gasóleo de seis cilindros em linha com turbocompressor de 3,0 litros da BMW, que foram especificamente calibrados para esta aplicação. As características práticas incluem uma porta traseira bipartida 70:30, barras de tejadilho integradas, pré-cablagem para luzes e acessórios auxiliares e um para-choques dianteiro onde se pode sentar. Uma abordagem “open-source” aos acessórios significa que os proprietários podem adaptar o veículo às suas necessidades específicas.

O interior combina versatilidade e praticidade com a mais recente tecnologia e um conforto excecional. A sua disposição intuitiva e funcional inclui interruptores físicos espaçados entre si para uma utilização fácil em movimento. Um ecrã tátil central de infoentretenimento permite um acesso intuitivo a uma série de ecrãs de informação e menus de configuração. Uma consola superior fornece controlos e interruptores para controlos auxiliares e fora de estrada. O piso de borracha com mangueiras, os bancos Recaro em pele e as inúmeras opções de arrumação significam que o Grenadier está preparado para tudo o que o trabalho e a vida lhe possam oferecer.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.