Menu Fechar

O inovador Hyundai IONIQ 5 N foi nomeado Carro do Ano pela TopGear.com

O hiper hatch elétrico IONIQ 5 N da Hyundai teve um início de vida estrondoso ao ser coroado Carro do Ano nos Prémios TopGear.com 2023.

O IONIQ 5 N foi revelado no início deste ano no Festival de Velocidade de Goodwood, em julho, onde foi aclamado por todos como uma nova e emocionante opção para os entusiastas da condução que procuram eletrificar a sua paixão tanto na estrada como na pista, e como um projeto tecnológico pioneiro para o futuro EV da divisão Hyundai N.

O modelo de alta performance combina a Plataforma Modular Global Electrificada (E-GMP) do IONIQ 5 de série – o Carro Mundial do Ano de 2022 – com as tecnologias e a experiência da divisão N em desportos motorizados para levar a diversão de condução a um novo nível. E foi este enfoque inabalável em proporcionar o máximo de prazer e emoção ao volante que persuadiu a equipa de juízes especialistas da TopGear a nomear o automóvel como o melhor dos últimos 12 meses.

O sucesso do IONIQ 5 N marca a segunda vez em três anos que um carro Hyundai N recebe a honra do Top Gear Car of the Year, após o i20 N em 2021.

Entre os principais avanços técnicos do IONIQ 5 N que conquistaram os jurados está um grupo motopropulsor que oferece maior potência e desempenho aprimorado no resfriamento e na frenagem da bateria. Os motores eléctricos do IONIQ 5 N giram até às 21.000 RPM, fornecendo até 609 cv em condições normais, ou 650 cv quando a função N Grin Boost (NGB) do automóvel é activada, maximizando a aceleração até 10 segundos; os 0-62 km/h são atingidos em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima de 161 km/h é atingida em pista.

Uma condução memorável é garantida por uma série de actualizações, incluindo uma coluna de direção reforçada para um melhor feedback, a Suspensão Controlada Eletronicamente que adapta a rigidez da suspensão de acordo com o modo de condução e um conjunto de sofisticadas tecnologias de controlo eletrónico na plataforma E-GMP. Os destaques incluem o N Pedal, uma função de software inteligente que proporciona uma entrada de curva instantânea e uma maior sensibilidade do acelerador para curvas emocionantes, e a Distribuição de Binário N totalmente variável à frente e atrás.

O IONIQ 5 N também estabelece uma nova referência em termos de envolvimento emocional para um veículo elétrico de alto desempenho, graças ao N e-shift, que simula a transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades dos veículos N com motor de combustão interna, e ao N Active Sound+, que proporciona uma banda sonora atraente que realça a potência do veículo elétrico.

O prémio da TopGear.com é o mais recente reconhecimento da impressionante gama de produtos da Hyundai, que recebeu uma série de distinções no ano passado. Em abril, o Hyundai IONIQ 6 foi coroado Carro Mundial do Ano, Veículo Elétrico Mundial e Carro Mundial de Design do Ano, igualando o desempenho do Hyundai IONIQ 5 em 2022.

Sérgio Gonçalves
Latest posts by Sérgio Gonçalves (see all)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.