Menu Fechar

Range Rover Sport

LR_Range_Rover_Sport_Dynamic-7

A marca britânica Land Rover escolheu o Salão Automóvel de Nova Iorque para apresentar a sua mais recente novidade. O novo Sport é claramente inspirado na estética do “irmão” Evoque. Segundo o responsável Gerry McGovern pelo departamento de design da marca, este modelo é o Porsche 911 dos SUV, apontado claramente para a promessa de um comportamento dinâmico desportivo. O início da comercialização está previsto que arranque em Setembro deste ano.

Com pormenores diferenciados como a grelha frontal, os pilares escuros e os pára-choques específicos deste modelo, vai ao encontro do conceito de estética dos outros modelos da Land Rover, em especial do Evoque. O antigo Range Rover Sport era claramente mais inspirado do Range Rover, este já nem tanto.

LR_Range_Rover_Sport_Dynamic-5

No interior este novo Range Rover Sport conta com um selector da caixa de velocidades ao estilo de um Joystick, semelhante ao selector usado nos BMW. Mas mais importante é a possibilidade de transportar mais dois passageiros aumentando assim a lotação para sete no total, quando no modelo anterior era de apenas cinco. Ainda no interior, destaque também para a possibilidade de adquirir este modelo com o sistema Head Up Display, que basicamente é um sistema que permite visualizar no vidro frontal informações do veículo, como a velocidade por exemplo.

No capítulo das motorizações, as primeiras unidades no arranque da comercialização vão ter disponíveis dois motores diferentes: o motor a gasóleo com 3,0 litros de capacidade e 6 cilindros em V (SDV6) de 290 cavalos de potência e a versão mais potente desta feita movida a gasolina o V8 com compressor de 5,0 litros de capacidade, com 505 cavalos de potência. Ambas estas motorizações contam com o sistema start-stop para melhor economia de combustível.

LR_Range_Rover_Sport_Dynamic-3

A potência é transmitida ao solo através do tradicional sistema 4×4 que utiliza uma caixa automática de 8 velocidades da empresa germânica ZF. No entanto existe uma novidade curiosa, pois este modelo poderá ser equipado com uma caixa de transferências (com duas versões) que permite uma distribuição de binário 42/58, ou com uma outra versão de redutoras com distribuição 50/50.

Não serão porém as únicas motorizações a estarem disponíveis para este modelo, pois em 2014 irão haver mais novidades. Vão estar disponíveis para além desses motores, o TDV6 de 255 cavalos, o 3.3 SDV8 com 335 cavalos e mais tarde está prevista a introdução de motor a gasóleo de 2,0 litros, que segundo a marca vai rivalizar com as performances do antigo motor V8 a gasóleo. Em 2014 a Land Rover também espera estrear um Range Rover Sport híbrido que segundo os responsáveis da marca será um sistema muito inovador que produzirá emissões de CO2 inferiores a 169 g/km.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.