Menu Fechar

Raro e belo Talbot-Lago T150C SS ‘Teardrop’ para brilhar no Concours of Elegance 2024

O Concours of Elegance no Hampton Court Palace é uma das três maiores montras de automóveis clássicos raros e belos do mundo, principalmente devido à qualidade das obras-primas que atrai de todo o mundo. Para a edição de 2024, uma das mais espectaculares criações coachbuilt francesas – baseada no extraordinário Talbot-Lago T150C SS – fará a sua aparição.

Antonio Franco Lago foi o mentor do T150, um dos automóveis mais rápidos e avançados do seu tempo, com uma nova câmara de combustão hemisférica no seu motor de quatro litros. Numa notável exibição de pompa no Concours d’Elegance de 1934, em Bois de Boulogne, Lago mostrou três novos carros, apresentados em vermelho, branco e azul, cada um deles engenhosamente emparelhado com uma piloto de corridas de topo, com trajes a condizer.

Apesar das vendas inicialmente lentas, Lago continuou a encontrar formas inovadoras de comercializar os seus automóveis, incluindo quando conseguiu fazer com que um novo T150 com cabeça de hemi atingisse 100 milhas numa hora em Montlhèry, aumentando significativamente a reputação da marca. Em 1937, foi introduzido o T150C, mais leve e mais ágil, que alcançou uma série de vitórias em corridas de prestígio, incluindo Marselha e o British Tourist Trophy.

1937 marcou um ponto de viragem para o Talbot-Lago com a introdução do T150C, mais leve e mais ágil, alcançando uma série de vitórias em corridas de prestígio, incluindo Marselha e o British Tourist Trophy. Foi também o ano em que a Lago apresentou o T150C SS, uma versão de estrada do T150C de competição, no Criterium de Tourisme de Paris-Nice. Este veículo, construído em conformidade com o regulamento ACF GP de 1936, aberto aos carros desportivos e não aos monolugares, foi apresentado com a carroçaria “Teardrop” de Figoni et Falaschi e tornou-se imediatamente um dos carros mais elegantes e mais rápidos da estrada.

Foram construídos menos de trinta destes modelos T150C SS para estrada, a maioria dos quais com carroçaria da lendária carrosserie francesa Figoni et Falaschi, incluindo o exemplar que será apresentado no Concours of Elegance 2024.

O modelo “New York” Teardrop Talbot-Lago – assim chamado porque este design foi revelado no Salão Automóvel de Nova Iorque em 1938, após duas iterações anteriores – flui na perfeição, um design coerente da frente para trás. Foi uma criação de Lago, influenciado pela arte cinética de Geo Ham, e tem sido venerado desde a sua introdução como um dos designs de automóveis mais elegantes de todos os tempos. O quarto de catorze exemplares construídos, dos quais todos sobreviveram com exceção de um, este carro foi o único que não foi equipado com um teto de abrir.

O primeiro proprietário deste automóvel foi um homem apelidado de “Suicide Freddie”, devido ao seu gosto por esqui, bobsleigh, corridas de automóveis e iates, cujo estilo de vida era adequado à natureza do automóvel. Com o seu tempo dividido entre o brilho de Paris e o glamour da Riviera Francesa, dificilmente poderia haver um carro mais adequado para as corridas para cima e para baixo ao longo da França dos anos 30.

O Teardrop viria, apenas alguns anos mais tarde, a encontrar-se em Los Angeles sob a alçada de Tommy Lee, que possuía quatro Talbot-Lagos na altura e costumava correr com eles ao longo dos anos 40 em leitos de lagos secos e locais de pequena escala como a pista Davis. Após a morte de Lee, o carro acabou por ser comprado pelo famoso Designer Industrial, Brooks Stevens. Stevens voltou a correr com o carro, incluindo em Watkins Glen em 1957, mas depois decidiu retirar o carro para a “vida de concurso” enquanto ainda estava inteiro.

Posteriormente, o carro foi totalmente restaurado de acordo com as suas especificações originais – incluindo a inversão de uma mudança de cor vermelha que tinha ocorrido durante a posse de Stevens – e é atualmente um dos exemplos mais originais e autênticos do seu género.

Este Talbot-Lago é um dos 70 automóveis que estarão no centro do Concours of Elegance, provenientes de todos os cantos do mundo e generosamente expostos pelos seus proprietários. Para além da exposição principal do Concours, existe uma série de características especiais, incluindo o Levitt Concours – dedicado às proprietárias mais apaixonadas – o 30UNDER30, que celebra os proprietários entusiastas com menos de 30 anos de idade e o Club Trophy, que reúne os melhores exemplos de modelos dos melhores clubes automóveis do país.

Longe das exposições de automóveis, o Concours of Elegance 2024 será novamente uma ocasião de puro luxo, com champanhe fornecido por Charles Heidsieck, piqueniques da Fortnum & Mason e uma coleção de arte, jóias e exposições de moda. O parceiro apresentador, A. Lange & Söhne, voltará a apresentar alguns dos seus relógios mais complexos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.