Menu Fechar

Renault R.S. 01

7

Este será o substituto do Megane Trophy, ou seja o R.S. 01 fará parte de um novo troféu monomarca no que concerne à velocidade em circuitos e que foi desenvolvido uma vez mais pela divisão de competição da marca francesa, a Renault Sport.

Esta nova “bomba” de competição da Renault tem ares do último protótipo Alpine com inúmeros pormenores de outro protótipo, o Renault DeZir. Possuiu linhas agressivas como foi sempre apanágio dos automóveis criados pela divisão de competição da Renault, e ao qual o novo modelo não foge à regra.

5

A aerodinâmica foi intensamente trabalhada de forma a criar valores altíssimos de downforce, semelhantes aos valores de um Fórmula Renault 3.5. Segundo dados divulgados pela Renault o RS01 consegue gerar cerca de 1,7 toneladas de apoio aerodinâmico a 300 km/h.

A motorização escolhida para mover este bólide é o mesmo motor que é usado no Nissan GT-R, ou seja, um V6 biturbo com 3,8 litros de capacidade e que debitará mais de 500 cavalos de potência e + de 600 Nm de binário. As performances não foram ainda anunciadas mas esperam-se valores incríveis tanto em aceleração como em velocidade máxima.

4

Colocado em posição central no chassis, estará acoplado a uma caixa (SADEV) de 7 velocidades sequencial. Existirá um sistema electrónico de controlo de tração (Pectel) que permitirá uma melhor colocação de potência ao solo. A potência será transmitida ao solo apenas ao eixo traseiro.

A alteração mecânica que salta mais à vista no motor V6 biturbo é adopção de um sistema de lubrificação de cárter seco.

3

O chassis monocoque é produzido em fibra de carbono, foi projectado e desenvolvido pela Dallara e tem um peso inferior a 1100 kg,

Será possível ver em pista os RS01 a partir do próximo ano, no campeonato World Series by Renault. Este troféu poderá contar com 20 equipadas, e onde dois pilotos irão repartir a condução em períodos de 4 horas por piloto.

2

Os pilotos que sairem vitoriosos no campeonato terão a possibilidade de testar o Nissan de SuperGT e se correr bem vão ter a possibilidade de assinar um contrato para competir no Japão. Para além disto também vão conseguir participar na emblemática prova das 24 Horas de Le Mans no ano seguinte na categoria LMP2.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=OEMMe6UnUsw[/youtube]

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.