Menu Fechar

Revelada a segunda encomenda do 911 UK da Theon Design: GBR002

A Theon Design revelou o seu mais recente Porsche 911 (964) personalizado, o segundo para um cliente do Reino Unido. Com um acabamento clássico em verde-carvalho metalizado com riscas “fantasma” escuras, cromado acetinado quente e jantes Fuchs de 18″ a condizer, exemplifica ainda mais o respeito da Theon pela filosofia da Porsche. Tal como acontece com cada uma das suas construções por medida, o GBR002 foi cuidadosamente melhorado – em vez de reinventado; todas as modificações foram efectuadas de uma forma altamente ponderada e decididamente “Porsche”.

A estética tradicional do GBR002 desmente as suas modernas capacidades de desempenho. Uma carroçaria totalmente em carbono alberga um seis em linha de 4,0 litros naturalmente aspirado que debita 406 cv – o derradeiro 911 arrefecido a ar. Com mais de 100 cv por litro, tem a potência específica para rivalizar com muitos automóveis modernos de desempenho, mas sem comprometer o carácter ou a facilidade de condução do clássico seis cilindros refrigerado a ar.

O automóvel apresenta o mais recente pacote de atualização do interior em alumínio da Theon Design, que mantém o aspeto e a sensação de um cockpit clássico da Porsche, ao mesmo tempo que acrescenta características perfeitamente integradas. A atualização do interior em alumínio eleva a qualidade a um novo nível; os familiares interruptores e “pontos de toque” da Porsche, tais como os puxadores das portas interiores, o puxador do combustível e do capot, bem como todos os botões e anéis dos manómetros, são fabricados em alumínio de billet, de grande beleza tátil. A qualidade do cockpit é ainda reforçada pelos bancos e acabamentos em pele Muslin, com secções em pele tecida e faixas verdes a condizer com o exterior. Um sistema estéreo topo de gama com Bluetooth, de estilo clássico, proporciona conetividade e comodidade, enquanto uma nova extensão da consola central permite o carregamento de telemóveis sem fios.

O GBR002 é outro exemplo do compromisso da Theon Design para com a filosofia da Porsche, dando vida ao sonho do 911 clássico do cliente. Melhorado em todos os aspectos possíveis, combina design e engenharia OEM+ com tecnologia e materiais modernos para proporcionar uma reinvenção da experiência de refrigeração a ar. Cada encomenda é construída à mão com uma atenção obsessiva aos detalhes e pureza de objectivos, criando 911s verdadeiramente únicos que são tão interessantes de conduzir como cativantes à vista.

O GBR002 foi desenvolvido a partir de um Porsche 911 (964) Carrera 2 de 1992. O carro doador foi reduzido a metal puro antes de se iniciar o restauro, com o chassis reforçado envolto numa carroçaria de carbono intemporal, mas com um propósito (à exceção das portas que permanecem em aço para proteção contra impactos laterais). Para garantir um ajuste perfeito, Theon digitalizou e digitalizou cada painel antes de utilizar software de design 3D para garantir o alinhamento. Tal como nas aplicações para desportos motorizados, os painéis de carbono aumentam a rigidez e reduzem o peso, o que significa que o GBR002 pesa apenas 1169 kg com todos os fluidos a bordo, mais de 200 kg mais leve do que o 964 C2 de série.

O trabalho artesanal meticuloso pelo qual a Theon Design é conhecida e evidente em todo o veículo. Um feixe de cabos Mil-Spec leve está integrado na carroçaria reforçada, enquanto os modernos compressores duplos de ar condicionado e uma nova bomba de direção assistida eléctrica estão deslocados para a frente do carro, escondidos na parte inferior para otimizar a distribuição do peso.

O coração e a alma do GBR002 é o glorioso motor de 4,0 litros arrefecido a ar – uma maravilha de seis cilindros planos que é o motor mais potente da Theon até à data. Combinando uma extremidade superior emocionante com uma gama média musculada, debita 406 cv às 7.200 rpm, produzindo um binário forte ao longo de toda a gama de rotações. Foi dado grande cuidado e atenção ao melhoramento do motor, com o GBR002 a uivar através de um plenum com acabamento em bronze e arrefecido por uma ventoinha a condizer. Um sistema de ignição totalmente novo proporciona um aumento de cinco por cento na potência do motor do GBR002, com o desempenho ainda melhorado graças aos corpos de acelerador independentes feitos à medida dos especialistas britânicos Jenvey.

Um volante de massa única permite uma resposta soberba e imediata, enquanto o moderno sistema de gestão do motor da Theon mantém o GBR002 civilizado na condução quotidiana. O 911 respira através de um escape comutável que foi totalmente revestido a cerâmica pelo especialista Zircotec. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma nova caixa de seis velocidades Hewland com mudanças claramente Porsche. Um diferencial de deslizamento limitado Wavetrac® Torsen trabalha em conjunto com a caixa de velocidades para proporcionar a tração e o controlo característicos da Porsche. O desempenho da travagem é transformado graças à instalação de um conjunto completo de travões RS, proporcionando ao GBR002 uma potência de travagem, uma sensação de pedal e uma resposta soberbas.

Tal como acontece com todos os modelos Theon, esta última comissão reformulou a condução e a dinâmica graças a um sofisticado sistema de amortecimento TracTive Active Controlled Electronics (ACE) comutável em cinco fases. A configuração foi minuciosamente optimizada e calibrada ao longo de inúmeros quilómetros de teste, assegurando um desempenho excecional e uma tração resoluta mesmo nas estradas mais exigentes; das auto-estradas às estradas secundárias, o GBR002 mantém-se estável, compatível e capaz.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.