Menu Fechar

Revolução Toshiba no mundo dos automóveis elétricos?

Poderá estar para breve uma revolução na forma como os veículos elétricos serão carregados de forma mais rápida, e quem o promete, é o fabricante japonês Toshiba.

Nos próximos anos, em especial para 2019, este gigante da industria tecnológica irá apresentar uma nova geração de baterias de lítio recarregáveis com uma nova tecnologia e que vai permitir carregamentos muito mais rápidos do que existem atualmente, quase tão rápido como abastecer o automóvel convencional.

A Toshiba afirma que estas novas baterias podem ser carregadas com energia elétrica com autonomia para 320 km em “apenas” 6 minutos, isto no caso das baterias de 32 kWh.

Esta nova tecnologia permite uma carga três vezes mais eficiente em relação às atuais baterias de lítio que são usadas em inúmeros automóveis já em comercialização.

A resistência destas baterias aos múltiplos ciclos de carga também aumenta significativamente, suportando cerca de 5000 ciclos testado em protótipos de 50 amperes, mantendo sempre valores de 90% de carga.

No entanto este tipo de carregamento muito rápido só será possível com a utilização de um carregador CCS (carregamento rápido) com 350 kW.

Outra vantagem é o facto deste pack de baterias serem também mais pequenas em cerca de 50% em relação a geração atual.

Sabendo que em situações meteorológicas extremas as baterias tendem a perder eficiência, mas mesmo nestas condições, estas novas baterias são cumpridas apenas em 10 minutos.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.