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Tolman revela o mais recente projeto de restauro de um hot hatch – Ford Escort XR3 de 1981

Após a recente revelação de restomods desejáveis, incluindo Lotus Sunbeams e Peugeot 205 GTIs, a Tolman concluiu agora o seu mais recente projeto de restauro, um Ford Escort XR3 de 1981 em estado melhor do que novo. Apesar de ser mais jovem e produzido em maior número, o restauro de um clássico moderno coloca novos desafios que exigem novas competências e conhecimentos que a Tolman está a desenvolver para satisfazer os clientes que procuram restauros de alta qualidade de automóveis das décadas de 1980 e 1990.

À venda a partir de 1980, o Ford Escort XR3 foi uma alternativa popular ao Golf GTI, líder da classe. Embora a sua maneabilidade possa não ter igualado inicialmente o seu rival alemão, o seu motor CVH de 1600 cc permitiu um tempo 0-60 mais rápido e as melhorias cosméticas transformaram o aspeto e o atrativo do Escort Mk3 de série. Se a isto juntarmos um preço competitivo, o XR3 foi um hot hatch campeão de vendas, dando continuidade a uma famosa linhagem de “Fast Fords” que tem sido um elemento básico para os entusiastas que procuram uma performance acessível e um aspeto desportivo, que se prolongou até ao recente Fiesta ST.

Apesar de terem sido vendidos mais de 11.000 XR3s só no primeiro ano de produção, ainda existem menos de 200 carros com carburador nas estradas do Reino Unido. Desmantelados, roubados, convertidos em clones RS Turbo ou condenados pela ferrugem, os carros sobreviventes construídos em Halewood são agora raros. Como os valores dos primeiros XR3 ainda não atingiram os dos Fords rápidos posteriores, são poucos os XR3 corretamente restaurados, o que levou um cliente a pedir à Tolman’s que fizesse deste “um dos melhores do mundo”.

A Tolman recebeu o XR3 com os mesmos números como um projeto inacabado de outro restaurador. Com peças em falta e sem saber exatamente o que tinha sido feito, assumir este restauro estava repleto de dificuldades. Após uma auditoria à carroçaria e às duas paletes com mais de 1000 peças, incluindo sacos de parafusos sem rótulo que recebeu, a Tolman optou por criar uma lista de materiais ao estilo OEM para identificar as peças, acompanhar e controlar o restauro.

Iniciou o projeto de 18 meses com a realização das suas próprias reparações de metal na “carcaça” metálica, que acabou por receber o acabamento original em Vermelho Sunburst. A Tolman dedicou uma atenção significativa à melhoria das linhas de fecho, alcançando níveis de uniformidade que não eram possíveis quando os carros saíam aos milhares da linha de produção de Halewood.

A procura de peças difíceis de encontrar levou Tolman a criar alertas em todas as principais plataformas de venda. Com a evolução contínua das especificações do automóvel, um tema comum aos Fords dessa altura, alguns componentes, mesmo do mesmo ano de produção, não eram permutáveis. Um golpe de sorte aconteceu quando, a poucos dias de encomendar um novo lote de acabamentos com padrão Laser, um rolo de acabamentos de bancos New Old Stock (NOS) apareceu no eBay depois de ter sido encontrado no sótão de alguém. Para outras peças, como os veios de transmissão, um exemplo NOS veio da Alemanha e, como não conseguiu encontrar outro, Tolman concebeu-o internamente e mandou-o fabricar localmente.

Tolman também adoptou novos processos, como o fabrico aditivo para criar clips ocultos, reparações “inteligentes” invisíveis para plásticos danificados pelo sol, como os painéis de instrumentos, e a reengenharia de outros componentes em materiais de qualidade superior, como tubos de travão revestidos a preto e formados por CNC e um escape em aço inoxidável. Para garantir a originalidade, a Tolman cortou e poliu todos os vidros originais, mantendo as janelas gravadas com o número de registo e recriando os autocolantes “Identicar” da época. A Tolman criou quatro variantes do autocolante enquanto debatia se o deveria recriar em branco vivo como novo ou com alguma pátina. Outros trabalhos incluíram a desmontagem do painel de instrumentos e a aplicação de aerógrafo nas agulhas do painel para recuperar o laranja vivo perdido devido ao desbotamento e a engenharia inversa dos autocolantes de controlo do aquecedor com dupla impressão (para apresentar as cores azul e vermelha tanto de dia como de noite), que são normalmente demasiado complexos para serem recriados pelos restauradores. Estes pormenores elevam e refrescam dramaticamente o interior e, para ajudar outros restauradores de Escort, a Tolman irá vendê-los na sua nova loja online em breve. Tal como na sua série Tolman Edition restomod, foram especificados pneus Michelin Youngtimer 185 60 14″ para o icónico design de jantes ‘Clover Leaf’ de 14″.

Sublinhando a atenção da Tolman aos detalhes para além do carro, também adquiriu acessórios correctos para a época, incluindo um ambientador Feu Vert NOS dos anos 80, não de reprodução, um maço de cigarros Embassy e programas de corrida da época.

O proprietário tenciona agora levar o Escort a uma série de eventos automóveis e concursos em 2024.

Sérgio Gonçalves

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