6 huskies e 300 cavalos

Published On 29 de Março de 2017 | Geral

seat 6huskies 6 huskies e 300 cavalos

Um trenó puxado por seis huskies, Alaskas e Siberianos, mede forças com o Leon CUPRA, conduzido por Jordi Gené, num lago gelado na Lapónia. Um divertido desafio com o objetivo de fazer sobressair o que de melhor existe em cada um: a resistência destas raças ancestrais, capazes de percorrer perto de 130 km por dia, e os 300 cavalos do carro mais potente da SEAT.

-Potência e resistência: enquanto o Leon CUPRA se destaca pelo seu comportamento, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, os huskies destacam-se pela sua resistência, embora também estejam entre as 20 raças de cães mais velozes do mundo. São capazes de tiradas de 5 dias, com velocidades máximas de 40 km/h e atrelando o equivalente ao seu próprio peso, isto é, cerca de 30 kg.

-1 metro de gelo sob as rodas: quase um metro de gelo sobre o lago Pikku-Nissi, um dos 188.000 existentes na Finlândia, permite que os automóveis e os trenós puxados por cães o atravessem sem problemas, entre o final do ano e até meados de abril.

-Mentalidade de líder: Mamba e Mustys são os líderes da matilha e guiam a equipa na travessia. Susi Normand, que treina os cães, assegura que eles assumem a liderança naturalmente: “Devem ser muito fortes mentalmente e corajosos”. “Como os pilotos”, sorri Jordi.

-Sobre qualquer superfície: A aderência das patas dos cães permite-lhes correr sobre o gelo e sobre a neve à mesma velocidade. Gené também aproveita ao máximo o sistema 4Drive e os pneus de inverno com pregos especiais para a condução extrema no gelo.

-A menos 25ºC: para os huskies, os -5ºC que marca o termómetro são próprios de um dia quente. A temperatura ideal para os huskies oscila entre -10 e -25 graus centígrados. Da mesma forma que a pelagem dos cães permite que suportem o frio, os automóveis também suportam temperaturas muito baixas. De facto, são submetidos a testes entre os -40ºC e 110ºC para garantir que a qualidade é mantida independentemente das condições climáticas.

-Travões tão potentes como os próprios: tal como o CUPRA está equipado com pinças de travão com 4 êmbolos da Brembo, o trenó recorre a uma barra de metal dentada. Os dois veículos precisam de travões ao nível da sua potência. Na verdade, a força dos cães é tal que exige que o condutor apoie os dois pés sobre a barra para que os cães não arranquem antes da ordem de partida. Em andamento, este dispositivo melhora a estabilidade da cadeira e atenua o efeito de pêndulo nas curvas. “Nós abordamos as curvas da mesma forma: travamos antes para colocar o veículo na trajetória correta”, garante Jordi.

-Campeões de raça pura: os huskies participam em numerosas competições de trenós puxados por cães em todo o mundo, como o Campeonato Mundial Europeu ou a Corrida do fim do Mundo na Argentina. Do seu lado, os CUPRA conquistaram diversos êxitos na história, com destaque para os dois recordes em Nürburgring, onde tanto o Leon ST como o de 5 portas registaram um tempo inferior a 8 minutos.

Segue-me

Rui Augusto

Fundador e editor do Autoblog.pt. Entusiasta de automóveis nas suas várias facetas. Apostou na internet há 13 anos atrás e criou um dos sites sobre automóveis mais visitados em Portugal. Ocupa parte do seu tempo a criar conteúdos de grande qualidade, contando já no seu portefólio com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal.
Segue-me

Latest posts by Rui Augusto (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.