Menu Fechar

Audi A4 B8 Stanced @Nothernfest Annual Metting

O que leva alguém a fazer uma viagem de mais de 1400km ida e volta para participar num evento automóvel? Hum…certamente que para muitas pessoas é difícil de compreender. Aqui no Autoblog gostamos e respiramos automóveis e certamente que o leitor terá também um gosto especial ou não estaria a ler estas linhas. Assim talvez se compreenda melhor a dedicação e o tempo que muitas pessoas dedicam ao seu carro e ao convívio com outras pessoas apreciadoras da cultura automóvel, seja qual for a sua vertente.

Acompanhamos o Nuno Barbosa e a Luda na viagem até Bilbao onde participamos no Nothernfest Annual Meeting, um evento tuning, dedicado ao Euro style e aos carros Old School, que se realiza já pelo 8º ano consecutivo. A viagem foi feita no Audi A4 B8 do Nuno, um carro que tem já alguns km feitos para participar em eventos e encontros.

viagem-audi-a4

A viagem começou na sexta-feira. Havia muitos kilómetros pela frente. O objectivo era poder participar no programa previsto para sábado, que incluía um passeio pelos arredores de Bilbao. Estava praticamente tudo planeado, hotel marcado com antecedência, arcas frigoríficas com comida e bebida, alguma roupa para o fim-de-semana. O carro foi todo detalhado pela Riscos e Ceras, ao chegar uma pequena lavagem seria suficiente para o colocar em condições de ser exposto.

Uma das primeiras paragens foi feita já em território espanhol, para esticar as pernas, controlar a pressão dos pneus e pouco mais. Logo aí sacaram as primeiras fotos ao carro com telemóvel. Certamente que o carro não passa desapercebido.

pressao-pneus

Antes de Puebla de Sanabria passávamos os primeiros tuneis…

tunel-espanha

A noite chegava depressa e ainda havia muito para andar…

retrovisor

O GPS ainda indicava um par de horas pela frente. Altura para mais uma paragem para descansar. Abriam-se as arcas pela primeira vez e comiam-se os primeiros panados no pão. Por volta das 4h30 chegávamos ao Hotel que estava reservado para o evento. O resto da noite e da manha eram para descansar.

Ao acordar, podíamos ver alguns dos carros que tinham chegado de longe para o evento como o Audi A5 ou o excelente VW Golf cabrio com motor VR6.

parque-hotel-1

A organização marcava encontro no Hotel e ao início da tarde começavam a chegar todos os carros que participariam no passeio. Em pequenos grupos os carros seguiram para o primeiro ponto de paragem, o Parque Akarlanda del Monte Umbe.

parque-bilbao

A chuva ameaçava e prometia estragar o convívio. Tiravam-se fotos, admiravam-se os restantes carros.

audi-a4-bari-1

Juntamo-nos ao primeiro grupo de Portugueses que também se deslocaram ao evento, provenientes de Lisboa.

grupo

Dominavam os carros da marca Volkswagen e Audi, mas era possível admirar excelentes exemplares da Opel, Mercedes ou Porsche.

vw-golf-2

Mais tarde, o grupo deslocou-se mais uma vez em comitiva para outro lugar.

audi-a4-bari-3

Seguíamos em boa companhia.

audi-a5

O grupo seguiu em direcção ao Castelo de Butrón. Trata-se de uma construção bem conservada do séc XI, escondida nos bosques solitários de Biscaia.

castelo-de-bruton

Por esta altura, recorríamos novamente às arcas frigoríficas para aliviar a fome.

audi-a4-bari-4

O passeio terminava junto à costa num bar. A chuva agora não ajudava e não foi possível desfrutar totalmente das vistas para o golfo de Biscaia.

bar

Entretanto outro grupo de carros Portugueses chegava ao Hotel para participar no evento. O convívio continuava, agora com todos os Espanhóis também a quererem saber detalhes sobre os carros.

Domingo foi preciso acordar cedo. A organização tinha previsto o encaminhamento para o local do evento ainda cedo, mas era preciso por os carros em condições. Depois de um café caro, de máquina e fraca qualidade, foi preciso dar uma lavagem ao carro.

lavagem

Com os carros prontos, seguimos para o local de exposição, sempre acompanhados por alguém do staff.

lavagem-1

Fomos dos primeiros a entrar. O local escolhido para a exposição foi o Parque de Doña Casilda Iturrizar, um parque muito agradável, nas imediações do famoso museu Guggenheim. O local é excelente para um evento deste tipo, com carros seleccionados, onde estiveram presentes cerca de 75 carros.

audi-a4-bari-6

Havia muitos visitantes que sabiam do evento, mas a maior parte do público até eram pessoas que frequentam normalmente o parque ou estavam de passagem. A curiosidade era grande…

audi-a4-bari-7

audi-a4-bari-8

O A4 está com 4 jantes na medida 10×19 provenientes de um BMW X5. Como curiosidade são apenas os 2 conjuntos de jantes traseiras, que estão montadas nos 4 eixos. As jantes bastante largas, são concavas o que garante uma estética irrepreensível. Aliado ao rebaixamento extremo e ao ajuste do camber, o carro tem uma postura ímpar, que nem sempre se consegue admirar nas fotografias.

audi-a4-bari-5

No exterior as modificações ainda são algumas, mas nem sempre identificáveis para os menos atentos. O carro tem os frisos pintados de preto. O pára-choques traseiro é o S-line e foi adaptado o difusor da versão 3.0 TDI. Na frente foi trocada a grelha pela da versão S4. Foram ainda retirados o lettering e o carro possui películas nos vidros. Outros detalhes incluem os leds nas luzes da matrícula e os faróis de nevoeiro em amarelo.

audi-a4-bari-9

Os carros Portugueses continuavam a suscitar muita curiosidade e salvo algumas excepções eram até dos melhores do evento. Como acontece normalmente neste tipo de eventos, há sempre muita gente a tirar fotografias e a filmar.

evento

O Euro style normalmente caracteriza-se por dar mais ênfase a forma do que à função. Jantes de grandes diâmetros, de preferência largas e com uma colocação face à carroçaria muito cuidada, aliado ao rebaixamento através de coilovers ou até de suspensões pneumáticas. O pneu normalmente está esticado (stretched) de forma a não roçar (tanto) na carroçaria. No entanto este Audi tem também alterações mecânicas de forma a proporcionar um aumento das performances. O carro está com uma reprogramação de centralina e os travões foram trocados pelos do modelo RS4, que proporcionam um poder de travagem mais elevado. Os discos perfurados são da versão B7 com 365mm de diâmetro, as pinças são da versão B5.

audi-a4-bari-10

Mas estando numa cidade como Bilbao, há outras coisas importantes para ver. O Museu Guggenheim é o ex-libris da cidade. O edifício idealizado por Frank Gehry, é um dos mais importantes do seu tempo e está construído em titânio, pedra e vidro.

guggenheim-1

O museu é hoje um dos locais mais visitados em Espanha. A construção iniciou-se em 1992 e terminou 5 anos mais tarde. Este edifício domina a paisagem da cidade, toda ela muito organizada e revitalizada.

guggenheim-2

Tiravam-se as últimas fotografias. O evento estava prestes a terminar. O tempo tinha estado quase perfeito e permitiu admirar os carros e tornar a experiência ainda mais interessante.

seat-ibiza

swat-art

A viagem de regresso era só no dia seguinte. Havia ainda tempo para andar um pouco mais pela cidade, visitando o Casco Viejo e bebendo umas cañas. Ficava a vontade de regressar no próximo ano.

canhas

Segunda-feira, a viagem para Portugal era feita na companhia de mais carros. Mais carros significa também mais atrasos…há sempre alguém que se esquece de alguma coisa! Um último café solo, a 1.35€!

varios

audi-a4-bari-11

Durante o regreso usamos uma auto-estrada com portagem, que até era mais cara do que em Portugal, mas foi a única. A paisagem era particularmente espectacular nesta zona do norte de Espanha. Tiravam-se ainda algumas fotografias. Algumas mais artísticas…

ibiza-rolling-picture

Havia sempre um motivo para voltar a parar…

citroen-c4

Mais tarde o grupo de Lisboa tomava um caminho…

audi-a3

E o grupo do Porto outro…

citroen-c4-rolling

E chegávamos a Portugal. Pouco depois o aviso que entravamos numa estrada com custos de utilização…

portugal

Uma hora mais tarde a jornada terminava em Paços de Ferreira.

audi-a4-bari-12

O convívio com amigos, o facto de se poder usufruir de um carro modificado ao gosto pessoal e de poder partilha-lo e exibi-lo a outras pessoas que partilham os mesmos gostos, são algumas das razões que nos levam a percorrer estas distâncias. Muitos constroem até as suas vidas à volta da paixão pelos automóveis, um objecto que inicialmente foi feito para nos transportar, uma máquina, mas que para muitos é muito mais do que isso, é até uma extensão da sua personalidade.

Mas isto é muito mais que carros! São as amizades, a camaradagem, o espírito de partilha…

Rui Augusto
Segue-me
Latest posts by Rui Augusto (see all)

5 Comments

  1. Marco

    Admiro bastante este artigo, e estou bastante impressionado com a beleza do carro e até que ponto vai a nossa paixão pelos nossos carros, se o que nos faz feliz é isso, porque não por vezes fazer sacrificios como percorrer uma longa distância para poder participar num evento de qualidade, para presenciar belos projetos da modificação de carros á nossa imagem , o chamado tuning. Bela iniciativa sem dúvida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.