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Estreia mundial do novo modelo topo de gama Mercedes-AMG GT 63 S E PERFORMANCE em Xangai

À margem do fim de semana de Fórmula 1™ em Xangai, a Mercedes-AMG revelou o novo modelo de topo da sua série GT. A unidade híbrida E PERFORMANCE extremamente potente, composta por um motor V8 e um motor elétrico, assegura uma resposta extremamente rápida aos comandos, juntamente com uma entrega de potência enfática. A tecnologia inovadora dos desportos motorizados, inspirada na equipa de F1 da Mercedes-AMG PETRONAS, constitui a base de uma experiência automóvel única, repleta de desempenho e dinâmica de condução.

No novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE o motor V8 biturbo de 4,0 litros e a unidade de tração eléctrica AMG geram uma potência de 600 kW (816 cv) e um binário máximo de 1.420Nm. A rápida aceleração até aos 100 km/h em 2,8 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h sublinham o potente desempenho. Sistemas como a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa do rolamento e a direção ativa do eixo traseiro asseguram uma ampla distribuição entre a dinâmica de condução e o conforto quotidiano.

E PERFORMANCE: Motor de combustão à frente, motor elétrico atrás

A unidade de tração do novo AMG GT 63 S E PERFORMANCE combina o motor AMG V8 biturbo de 4,0 litros no eixo dianteiro com uma unidade de tração eléctrica no eixo traseiro. Integra um motor elétrico síncrono de 150 kW (204 cv), permanentemente excitado, com uma transmissão de duas velocidades comutada eletricamente e um diferencial mecânico de deslizamento limitado no eixo traseiro. A bateria leve de alto desempenho também está localizada acima do eixo traseiro. Este design compacto resulta em inúmeras vantagens. O motor elétrico actua diretamente sobre o eixo traseiro e pode assim converter a sua potência mais diretamente em propulsão. Isto proporciona um impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar. À medida que o deslizamento no eixo traseiro aumenta, a força motriz do motor elétrico é também transferida para as rodas dianteiras, conforme necessário. A ligação mecânica da tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável torna isto possível através do veio cardan e dos veios de transmissão das rodas dianteiras. O posicionamento no eixo traseiro melhora a distribuição do peso e da carga por eixo no veículo, constituindo assim a base para um comportamento convincente.

Inspirada na Fórmula 1™, desenvolvida em Affalterbach: a bateria AMG High Performance

As baterias requerem uma temperatura definida para um fornecimento ótimo de energia. Se ficarem demasiado frias ou demasiado quentes, perdem temporariamente a potência ou têm mesmo de ser baixadas para evitar danos se a temperatura for demasiado elevada. Um controlo uniforme da temperatura da bateria tem, portanto, uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e segurança. Os sistemas de arrefecimento convencionais, que utilizam apenas ar ou arrefecem indiretamente todo o conjunto de baterias com água, atingem rapidamente os seus limites – especialmente porque os requisitos continuam a aumentar devido a células cada vez mais densas em energia.

A base para o elevado desempenho da bateria AMG de 400 volts é o inovador arrefecimento direto: pela primeira vez, as 560 células são arrefecidas individualmente. Estão constantemente rodeadas por um líquido refrigerante de alta tecnologia à base de um líquido não inflamável. Em comparação com a água, o líquido de arrefecimento tem uma capacidade térmica duas a três vezes superior e armazena mais energia térmica. Para a refrigeração direta, os especialistas da AMG tiveram de desenvolver novos eixos de refrigeração milimétricos, cuja largura corresponde à altura das células cilíndricas.

O desenvolvimento do sistema de armazenamento de energia de iões de lítio é globalmente inspirado em tecnologias que já deram provas nos carros de corrida de Fórmula 1™ da equipa Mercedes-AMG PETRONAS F1. A bateria AMG High Performance oferece um elevado desempenho que está regular e sucessivamente disponível. Isto aumenta o desempenho global do AMG GT Coupé. A isto junta-se o rápido consumo de energia e a elevada densidade de potência. A bateria de alta performance oferece uma capacidade de 6,1 kWh, 70 kW de potência contínua e 150 kW de potência de pico. O carregamento é efectuado através do carregador de bordo de 3,7 kW, com corrente alternada, numa estação de carregamento, numa caixa de parede ou numa tomada doméstica. A bateria foi concebida para um fornecimento e consumo rápidos de energia e permite percorrer 13 quilómetros de percurso exclusivamente elétrico

Estratégia de funcionamento: energia eléctrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do grupo motopropulsor híbrido do carro de corrida Mercedes-AMG PETRONAS Formula 1™. Tal como na categoria rainha do desporto motorizado, a propulsão máxima está sempre disponível quando o condutor precisa dela – por exemplo, para poder acelerar com força à saída das curvas ou nas ultrapassagens. A energia eléctrica pode ser sempre acedida e frequentemente reproduzida através de um elevado desempenho de recuperação e recarga baseada na procura. O conceito de bateria independente permite o compromisso ideal entre a máxima dinâmica de condução e a eficiência. Todos os componentes estão perfeitamente coordenados entre si: o aumento do desempenho pode ser sentido e medido imediatamente.

Os oito programas de condução AMG DYNAMIC SELECT “Electric”, “Battery Hold”, “Comfort”, “Slippery”, “Sport”, “Sport+”, “RACE” e “Individual” estão precisamente adaptados à nova tecnologia de condução. Oferecem uma vasta gama de experiências de condução – desde eficientes a dinâmicas. Os programas de condução adaptam parâmetros importantes, como a resposta da transmissão e do motor, as características da direção, o amortecimento do chassis ou o som. Os programas podem ser seleccionados através do botão AMG e do visor central na consola central ou através dos botões do volante AMG.

O híbrido de performance arranca normalmente de forma silenciosa (“Silent Mode”) no programa de condução “Comfort” quando o motor elétrico é ligado. O ícone “Ready” no painel de instrumentos indica que o veículo está pronto a ser conduzido. Além disso, um som de arranque potente, sonoro e típico da AMG é ouvido como feedback acústico sobre a prontidão para conduzir. Este som é irradiado para o interior através dos altifalantes do veículo. Basta um ligeiro toque no pedal do acelerador para que o AMG Performance Hybrid comece a andar.

A recuperação pode ser selecionada em quatro fases

Como a bateria de alto desempenho está sempre na janela de temperatura ideal de cerca de 45 graus graças ao arrefecimento direto, a recuperação também pode ser optimizada. Normalmente, uma bateria aquece muito quando o débito de recuperação é elevado, pelo que a recuperação de energia tem de ser limitada. O mesmo não acontece com o arrefecimento direto. Por isso, a recuperação começa já no modo de marcha lenta, sem tocar no pedal do travão. Isto carrega a bateria e cria um binário de travagem. Os travões das rodas estão protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação do trânsito, não precisam de ser activados.

Podem ser seleccionados quatro níveis de recuperação diferentes utilizando o botão direito do volante AMG. Isto aplica-se a todos os programas de condução, com exceção do “Slippery”. No nível mais elevado, é possível a chamada condução com um só pedal. Mais de 100 kW de potência podem ser devolvidos à bateria. Outra vantagem da recuperação: o veículo não se torna mais rápido numa descida acentuada. O sistema funciona como um travão motor.

Aerodinâmica ativa

O elemento aerodinâmico ativo, que está escondido na parte inferior da carroçaria à frente do motor, contribui para um comportamento de condução fácil de controlar. É de série no modelo de topo AMG GT. Este perfil em carbono é um desenvolvimento exclusivo da AMG e está protegido por patentes. Reage à posição dos programas de condução AMG e estende-se automaticamente para baixo em cerca de 40 milímetros a uma velocidade de 80 km/h. Isto cria o chamado efeito Venturi, que suga adicionalmente o carro para a estrada e reduz a elevação do eixo dianteiro.

Suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa da rolagem

Também de série é a suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa do rolamento. Os amortecedores, que podem ser ajustados adaptativamente em recuperação e compressão, também têm elementos hidráulicos semi-activos interligados. Substituem os estabilizadores transversais de barra de torção convencionais e reduzem os movimentos de rolamento da carroçaria. A ligação hidráulica das câmaras dos amortecedores nas quatro rodas é feita através de linhas apropriadas e das válvulas de controlo nos amortecedores adaptativos.

A ligação dos quatro apoios de mola e a regulação da pressão da bomba e das válvulas de comutação permitem uma taxa de mola de rolamento muito ampla, reduzindo simultaneamente os movimentos de rolamento. Dito de forma figurada: cada barra de torção, de zero a rígida, pode ser representada automaticamente. Isto aumenta o conforto na vida quotidiana, porque mesmo as irregularidades de um lado são compensadas. Nas curvas dinâmicas, o sistema hidráulico também reduz ativamente a perda de curvatura. Graças à elevada rigidez da curvatura, o coupé tem uma direção muito precisa.

Quando se conduz em linha reta, o sistema abre completamente, dependendo do programa de condução e da situação de condução. O sistema compensa os obstáculos unilaterais que, de outra forma, levariam a movimentos de rolamento. O condutor e os passageiros têm uma experiência de condução significativamente mais confortável. Os menores movimentos de rolamento nas curvas aumentam o conforto e a dinâmica de condução. As características do comportamento de condução nos programas de condução individuais também podem ser diferenciadas entre conforto e desportivo.

A direção ativa do eixo traseiro combina agilidade e estabilidade

O AMG GT 63 S E PERFORMANCE está também equipado de série com uma direção ativa do eixo traseiro. Dependendo da velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta (até 100 km/h) ou na mesma direção (a mais de 100 km/h) que as rodas dianteiras. O sistema permite, assim, um comportamento de condução simultaneamente ágil e estável. Estas são características que contrastam entre si sem a direção do eixo traseiro. Outras vantagens incluem um controlo mais fácil do veículo no limite e um menor esforço de direção porque a relação de direção das rodas dianteiras é mais direta.

Fácil de controlar e estável: o sistema de travões compósito de alto desempenho AMG ceramic

Em consonância com os valores de desempenho extremos e o desempenho associado, o sistema de travagem composto de cerâmica AMG de alto desempenho, com pinças fixas de 6 pistões na cor bronze na frente e pinças flutuantes de 1 pistão na traseira, vem de série. Em comparação com os modelos AMG GT com motor de combustão pura, é maior em tamanho: os discos de travão de cerâmica de carbono no eixo dianteiro medem 420 x 40 milímetros e no eixo traseiro 380 x 32 milímetros. O sistema de travagem impressiona pelas distâncias de travagem verdadeiramente curtas, bem como pela máxima estabilidade e estabilidade ao desvanecimento em condições de utilização intensiva. Também ganha pontos com a sua longa vida útil. O material leve poupa peso adicional e reduz as massas não suspensas.

As alterações visuais indicam o acionamento E PERFORMANCE

A caraterística exclusiva que distingue o novo modelo de topo de duas portas da série AMG GT é a secção traseira. O que é novo aqui é a aba de carregamento integrada e o nome do modelo destacado a vermelho. No exterior, existem também dois tubos de escape trapezoidais com ranhuras. O emblema “E PERFORMANCE” na lateral indica a condução. De série, o híbrido é equipado com jantes de liga leve forjadas de 21 polegadas AMG de cinco raios duplos.

Tal como em toda a série, estão também disponíveis inúmeras pinturas e pormenores de equipamento individuais para a versão híbrida. Existem ainda outras quatro opções de jantes de liga leve em vários designs e variantes de cor.

Interior orientado para o condutor com amplas opções de escolha

O interior serve tanto o grupo-alvo desportivo como os clientes que valorizam o máximo conforto. O design do cockpit, até ao ecrã de formato vertical na consola central, está centrado no condutor e impressiona com uma impressão global harmoniosa. O conceito de dimensões práticas com 2+2 lugares de série oferece um espaço generoso no interior.

Um dos muitos destaques do interior são os bancos desportivos AMG com regulação eléctrica. Estes combinam um bom apoio lateral com um elevado conforto a longa distância. Três programas de massagem asseguram um excelente conforto a longa distância. Este pode ser aumentado ainda mais: O Pacote ENERGIZING Plus, de série nos modelos Premium Plus, combina funções de assento e ambientes de iluminação para criar programas de conforto relaxantes. Os bancos AMG Performance com apoios de cabeça integrados e aberturas de ventilação nas costas dos bancos, de série nas versões Ultimate, são ainda mais desportivos.

A vasta seleção de revestimentos dos bancos reflecte a gama de características que vão do conforto ao desempenho. A pele Nappa de um e dois tons está incluída, assim como os estofos em pele Nappa MANUFAKTUR particularmente elegantes com acolchoamento em diamante.

Sistema multimédia MBUX com ecrãs específicos para híbridos

O sistema multimédia MBUX (Mercedes-Benz User Experience) é de utilização intuitiva e com capacidade de aprendizagem. O AMG GT 63 S E PERFORMANCE contém inúmeros ecrãs e funções específicos para AMG e híbridos. Itens de menu exclusivos, como “AMG Performance”, sublinham o carácter desportivo. A tecnologia híbrida também pode ser experimentada visualmente: gráficos de alta qualidade visualizam o fluxo de potência do sistema de acionamento. A velocidade, potência, binário e temperatura da máquina eléctrica também podem ser consultados.

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Sérgio Gonçalves

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