Menu Fechar

Hilton & Moss propõe quatro exemplares para venda do Aston Martin DB5

A Hilton and Moss, especialista líder em automóveis clássicos e de desempenho, orgulha-se de apresentar quatro exemplares do automóvel mais famoso do mundo, o icónico Aston Martin DB5, para venda em simultâneo. Esta oferta – que se crê ser inédita a nível mundial – sublinha a posição da Hilton & Moss como um destino líder mundial na venda de automóveis clássicos e de desempenho excepcionais, ao mesmo tempo que reforça o seu estatuto de um dos maiores especialistas mundiais em Aston Martin.

Com este notável alinhamento de DB5s, a Hilton & Moss, conhecida pela sua experiência na venda e restauro de veículos clássicos, bem como pelas oficinas aprovadas pelo fabricante, oferece o luxo de uma escolha total. Os clientes podem optar por um carro perfeitamente restaurado com acabamento no icónico Silver Birch, um exemplar pintado num distinto “Pacific Blue” ou um carro recentemente restaurado com acabamento num sedutor verde “California Sage”.

Em alternativa, se um cliente preferir especificar o seu próprio DB5 de raiz, também está com sorte. O quarto carro oferecido é uma tela em branco: um DB5 que foi meticulosamente despojado até ao metal nu. A carcaça restaurada aguarda agora um restauro completo nas extensas oficinas de classe mundial da Hilton & Moss. Todos os pormenores – desde a especificação exacta do motor, ao nível de brilho metálico na pintura, ou a cor da costura aplicada nos tapetes – podem ser adaptados às necessidades exactas do cliente. Representa uma oportunidade única para criar o DB5 dos seus sonhos.

Antecedentes do DB5

O Aston Martin DB5 não precisa de apresentações. Muitas vezes referido como “o carro mais famoso do mundo”, foi instantaneamente catapultado para o estatuto de ícone graças ao seu papel de protagonista no transporte de um certo comandante James Bond no grande ecrã. Desde a sua estreia em Goldfinger, de 1964, tem continuado a aparecer regularmente, mais recentemente em No Time to Die, de 2021, encantando legiões de fãs no processo. Em 2024, a estrela do DB5 brilha tão intensamente como sempre brilhou.

O DB5 foi lançado ao mundo em 1963 como uma versão evoluída do popular desportivo DB4, que, quando foi apresentado em 1958, tinha anunciado uma nova era para a Aston Martin. Construído à mão nas novas instalações da Aston Martin em Newport Pagnell, o DB5 esteve em produção durante apenas dois anos, com um total de 1059 exemplares a saírem da fábrica.

Por baixo da elegante carroçaria em alumínio, desenhada pela Touring of Milan, o DB5 apresentava um motor de seis cilindros em linha de 4,0 litros melhorado, concebido por Tadek Marek, que debitava 282 cv na versão de série e 314 cv na versão de alta performance “Vantage”, graças à adição de três carburadores Weber. Os clientes também tinham a opção de uma caixa manual ZF de 5 velocidades mais moderna – que evoluiu significativamente em relação ao DB4 de 4 velocidades. O desempenho era muito forte para a época, mesmo o modelo de série batia as portas a 150 km/h, enquanto o Vantage, do qual apenas foram construídos 65 exemplares, conseguia ultrapassá-lo.

O DB5, incrivelmente glamoroso, foi um grande sucesso, não só para Bond, mas também para os ricos e famosos. Ao longo dos anos, entre os proprietários notáveis contam-se Sir Paul McCartney, Robert Plant, Jay Kay, Ralph Lauren e Elle Macpherson. O DB5 continua a ser um ícone cultural e de design britânico duradouro, um automóvel que continua a ser cobiçado por coleccionadores de todo o mundo.

A coleção DB5 da Hilton & Moss

A gama de DB5s oferecida pela Hilton & Moss começa com um carro com a icónica especificação “James Bond”, com uma brilhante pintura Silver Birch sobre um rico interior em pele Black Connoly. Este automóvel foi fornecido novo em setembro de 1965 ao ator e comediante Dick Emery, pelo concessionário mais antigo da Aston Martin – H.W. Motors Limited – atualmente H.W.M. Aston Martin. Nos últimos anos, foi alvo de um restauro completo da carroçaria, bem como da instalação de uma série de melhorias discretas e cuidadosamente seleccionadas, incluindo uma suspensão melhorada, um sistema de entretenimento Becker Mexico Retro, ar condicionado e direção assistida selecionável. O motor foi também recentemente reconstruído pela Aston Martin Works, de acordo com as especificações de fábrica do Vantage de 4,2 litros, ao custo de £57.000. Um belo exemplar na icónica combinação de cores. Apresenta-se em excelentes condições e está pronto para ser acarinhado e apreciado, quer seja na estrada ou no relvado do concurso.

O segundo carro tem um acabamento na distinta combinação de cores Azul Pacífico com um interior em pele preta. Entregue novo em abril de 65, foi especificado com a desejável caixa de 5 velocidades e esteve na posse de um entusiasta durante muito tempo até muito recentemente, tendo sido desfrutado ao máximo – em estrada, bem como em sprints da FIA, subidas de montanha e ralis. Tem sido objeto de uma manutenção meticulosa, por dentro e por fora, por especialistas da marca. Os trabalhos mais recentes incluem uma revitalização do interior sem preocupações financeiras, a reconstrução do motor de seis cilindros em linha para a especificação “fast road” de 4,2 litros, a instalação do transformador Harvey Bailey Handling Kit e a reconstrução completa da caixa de 5 velocidades. É agora um dos DB5 mais bem conduzidos do mercado.

O terceiro DB5 disponível é um exemplar simpaticamente restaurado, com acabamento no verde claro e sedutor do California Sage. Este carro de 1964 equipado com ZF de 5 velocidades foi entregue pela Brooklands of Bond Street em junho desse ano e permaneceu no Reino Unido desde então, acarinhado por uma sucessão de proprietários de longa data. Nos últimos anos, foi objeto de um restauro completo, que incluiu uma repintura total na sua maravilhosa cor original. Apresenta-se agora em condições excepcionais por dentro e por fora.

O último DB5 em oferta representa uma proposta única: a oportunidade de um cliente especificar o seu próprio DB5 perfeito. Será um ícone feito à medida do proprietário, reconstruído de raiz no vasto complexo de restauro de última geração da Hilton & Moss. A base do restauro será um chassis e uma carroçaria DB5 restaurados e sem defeitos, que foram preparados com exatidão na oficina de carroçaria aprovada pelo fabricante Hilton & Moss. Originalmente entregue em julho de 64 via Brooklands em Londres, este carro RHD viajou para os EUA antes de passar 30 anos guardado em armazém seco. Representa agora uma oportunidade única, uma tela em branco na qual o novo proprietário pode tornar o seu sonho DB5 numa realidade.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.