Menu Fechar

Mais de um terço dos condutores do Reino Unido preferem resolver eles próprios pequenos problemas no seu automóvel do que pagar a um profissional

Mais de um terço (35%) dos automobilistas do Reino Unido prefere resolver eles próprios pequenos problemas no seu automóvel do que pagar a um profissional para o fazer, revelou um novo estudo do eBay UK. A notícia surge no momento em que muitos proprietários de automóveis se vêem confrontados com a perspetiva de reparar avisos, na sequência do mês de março, o mês mais atarefado do ano em termos de inspecções.

Poupar dinheiro é uma das principais razões pelas quais os condutores mais experientes se encarregam de resolver os problemas, mas alguns evitam resolver os problemas por completo. De acordo com o estudo do eBay, 34% dos automobilistas adiaram a reparação dos avisos MOT no ano passado devido ao aumento do custo de vida, com outros 33% a afirmarem que não tinham meios para pagar as reparações.

Com uma pessoa em cada 10 a afirmar que não acha que as advertências sejam um grande problema, não é de admirar que quase um quarto (22%) tenha admitido adiar as reparações o mais possível.

O estudo do eBay UK também revela que os problemas mais comuns de avaria na inspeção automóvel foram lâmpadas, reflectores e equipamento elétrico inoperacionais (23%), seguidos de perto pela suspensão (18%), problemas nos travões (14%) e pneus defeituosos (13%), muitos dos quais poderiam ser facilmente evitados.

Com os condutores interessados em reparar eles próprios pequenos problemas automóveis, o eBay oferece um mercado online único que facilita a procura da peça certa para uma determinada marca e modelo de veículo. Desde a substituição de lâmpadas fundidas, passando por limpa para-brisas desgastados e pneus gastos, até ao enchimento do limpa para-brisas, o eBay está à disposição para tratar de reparações simples.

Arjang Salehi, Category Lead – Vehicle Parts and Accessories eBay UK Ltd, afirmou: “De acordo com a investigação do eBay, 45% dos automobilistas temem mais a perspetiva de uma inspeção do que ir ao dentista (34%) e esta ansiedade é causada pelo medo do desconhecido. O que é que a oficina vai encontrar e quanto é que vai custar a reparação – estes são os maiores receios.”

Utilizando dados obtidos da DVSA (Driver and Vehicle Standards Agency) através de um pedido de Liberdade de Informação em Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o eBay também identificou os locais com as taxas médias de reprovação mais elevadas em 2023, bem como as principais razões para a reprovação na inspecção automóvel.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.