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O novo Actros L da Mercedes-Benz Trucks com a sua futurista ProCabin, uma aerodinâmica ainda melhor e sistemas de assistência ainda mais optimizados

Desde o seu lançamento em junho de 2021, o Actros L definiu o segmento premium de camiões pesados a diesel da Mercedes-Benz Trucks. Agora, a empresa está a levar o seu carro-chefe de sucesso a um novo nível: Com um design de veículo futurista, aerodinâmica otimizada, numerosas características de conforto, motores eficientes, elevada dinâmica de condução e os mais recentes sistemas de assistência, o novo Actros L tem tudo para impressionar tanto os operadores de frotas como os motoristas profissionais. O tradicional camião a diesel dá assim continuidade à história de sucesso desta série de modelos iniciada em 1996, reafirmando uma vez mais o empenho da Mercedes-Benz Trucks em responder da melhor forma às necessidades dos seus clientes e dos seus motoristas. O objetivo: Continuar a ser um dos pioneiros no sector dos camiões de propulsão convencional. O novo Actros L com ProCabin pode ser encomendado a partir de abril de 2024 e entrará em produção em dezembro de 2024.

À primeira vista, a aparência exterior completamente nova do Actros L já chama a atenção. Toda a forma da ProCabin, que foi revelada pela primeira vez durante a estreia mundial do eActros 600 elétrico a bateria em outubro de 2023, foi completamente concebida para uma aerodinâmica particularmente eficiente: Desde o pré-spoiler no tejadilho à frente do spoiler de tejadilho propriamente dito, passando pelos painéis deflectores do pilar A à volta dos vidros laterais e pela grande aba plana da frente da cabina, até ao para-choques optimizado com aberturas mínimas de entrada de ar para arrefecimento e o seu novo revestimento da parte inferior da carroçaria. A corrente de ar encontra assim uma frente aerodinamicamente favorável, alargada em 80 milímetros, e continua a ser guiada à volta do veículo da forma mais optimizada possível. Isto é assegurado por uma entrada aerodinâmica, por um revestimento melhorado dos arcos das rodas e por um revestimento lateral optimizado. Praticamente não existem lacunas ou espaços em favor de um fluxo de ar optimizado. Os deflectores laterais alargados foram concebidos como velas para garantir uma boa transição entre o camião semirreboque e o semirreboque acoplado. A utilização de vários vedantes para separar o compartimento do motor do fluxo de ar externo completa o conceito aerodinâmico. Tudo isto resulta numa poupança de combustível de até três por cento no novo Actros L.

Com o novo Actros L e o seu design de cabina futurista, a Mercedes-Benz Trucks reconhece simultaneamente que, para além da eficiência e da rentabilidade, aspectos como um exterior atrativo e o conforto na cabina do condutor também desempenham um papel importante na compra do veículo. No exterior, os pormenores que se destacam a este respeito são, por exemplo, a pintura completa da cabina, incluindo o logótipo e as letras Mercedes-Benz em Dark Chrome, bem como os degraus em alumínio. Toda a iluminação no interior e à volta do veículo também possui tecnologia LED. Isto aplica-se aos faróis principais e às luzes de mudança de direção, bem como às luzes laterais e traseiras. Os faróis Matrix LED também estão disponíveis como opção para um desempenho de iluminação máximo.

No interior, a ProCabin, disponível em três variantes – StreamSpace, BigSpace ou GigaSpace – oferece numerosas características de conforto, como o aquecimento optimizado dos bancos, os novos revestimentos dos bancos em tecido plano de qualidade superior ou os beliches com estruturas de ripas completas e um novo colchão de qualidade superior. A gama alargada de funções dos painéis de interruptores nos beliches, bem como a iluminação ambiente e os candeeiros de leitura LED adicionais tipo pescoço de ganso também são novos. Além disso, existem outras características de equipamento, como tomadas USB-C adicionais nas paredes laterais, uma cortina de alta qualidade em design bicolor, um segundo frigorífico, uma tomada de 230 volts ou o SoloStar Concept, que está agora disponível em duas novas variantes de capa de assento. A partir de abril de 2025, o Multimedia Cockpit Interactive 2 estará também disponível com um design de menu renovado, controlo por voz, conetividade melhorada e novas aplicações, como os avisos de trânsito conectados.

Para além das medidas de otimização aerodinâmica, a Mercedes-Benz Trucks aumenta ainda mais a eficiência do novo Actros L em combinação com a terceira geração do motor diesel OM 471 de 12,8 litros. O OM 471, disponível juntamente com os comprovados motores a gasóleo OM 470 e OM 473, foi concebido de forma consistente para reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO) sem comprometer o desempenho, a dinâmica de condução ou o conforto em termos de condução eficiente em termos de combustível, emissões reduzidas de CO2, custos operacionais mais baixos e retornos mais elevados.

Com a terceira geração do OM 471, a Mercedes-Benz Trucks introduziu dois novos turbocompressores precisamente orientados para as diversas necessidades dos clientes. Na variante destinada ao transporte de longo curso, o foco está em alcançar o menor consumo de combustível possível. Em combinação com o sistema revisto de pós-tratamento de gases de escape, este turbocompressor de gases de escape permite uma poupança máxima de combustível de até quatro por cento em relação à geração anterior.

As características de segurança utilizadas no novo Actros L também reforçam a posição do fabricante como um dos pioneiros no sector. Muitas vezes, estes sistemas excedem significativamente as normas rigorosas do Regulamento Geral de Segurança (GSR), que entrará em vigor a partir de julho de 2024 e que exige uma vasta gama de sistemas de assistência ao condutor para aumentar ainda mais a segurança rodoviária para todos os utentes da estrada. O equipamento dos veículos com câmaras e sensores é muito importante para a eficácia de tais sistemas. Para contribuir ainda mais para a prevenção de acidentes, a Daimler Truck desenvolveu uma nova plataforma eletrónica que permite uma visão ainda mais ampla à frente e ao lado com a chamada fusão de sensores, ou seja, a fusão de dados de radar e de câmara. A plataforma eletrónica oferece um processamento de dados 20 vezes mais rápido, e o total de seis sensores instalados – quatro radares laterais de curto alcance à frente e atrás, tanto à direita como à esquerda, um radar de longo alcance à frente no centro e a câmara multifunções no para-brisas – pode agora cobrir um ângulo de 270 graus à volta do veículo. Graças ao ângulo de visão significativamente alargado, os sistemas de assistência instalados podem utilizar ainda melhor os seus pontos fortes.

Um exemplo de como a tecnologia de fusão de 270 graus é eficiente e do que significa ir além das estipulações GSR é a já sexta geração do Active Brake Assist (ABA). O mais recente assistente de travagem de emergência da Daimler Truck pode agora efetuar uma travagem total máxima automatizada até à paragem completa a velocidades até 60 km/h antes do cruzamento, do tráfego em sentido contrário ou de outros utentes da estrada na mesma faixa. O GSR exige a resposta alargada a peões e ciclistas para novos camiões e autocarros de turismo apenas a partir de 1 de julho de 2026. A velocidades até 80 km/h, o sistema pode reagir à frente de veículos parados com uma travagem máxima de paragem total, como acontecia anteriormente. Um outro valor acrescentado do ABA 6 é a monitorização de várias faixas de rodagem a distâncias até 250 metros para uma deteção ainda melhor de perigos.

A segunda geração do sistema Active Sideguard Assist (ASGA) também demonstra até que ponto o facto de equipar os veículos com seis sensores e o aumento do ângulo de visão associado aumenta a segurança rodoviária. O ASGA 2 monitoriza o tráfego tanto do lado do condutor como do lado do passageiro da frente e, com o seu sistema de aviso de duas fases, pode alertar os condutores para potenciais perigos, de modo a que uma intervenção atempada possa mitigar uma situação crítica de tráfego. A zona de aviso ativa estende-se até 30 metros atrás e sete metros à frente do veículo, funcionando a velocidades até 30 km/h. Além disso, o sistema pode iniciar uma travagem automática para parar completamente o veículo dentro da zona de aviso vermelho até à sua própria velocidade de viragem de 20 km/h, caso os condutores não respondam a um aviso sonoro e visual anterior. Esta função também vai além dos requisitos do GSR, que apenas estipula que o Sideguard Assist deve emitir um aviso se necessário. Para além disso, o ASGA 2 inclui um conceito inteligente de aviso de mudança de faixa de rodagem baseado na posição do próprio veículo na faixa de rodagem.

O novo Front Guard Assist pode ser uma funcionalidade útil para evitar acidentes com peões ou ciclistas que possam estar diretamente à frente do camião quando este arranca. O sistema de assistência monitoriza o tráfego à frente do veículo e apoia o condutor quando o veículo está parado, quando arranca e nos cruzamentos. Se o sistema detetar objectos parados ou em movimento à frente do veículo, apoia o condutor em situações de condução até 15 km/h, enviando mensagens de aviso como parte do sistema de aviso de duas fases. A tecnologia de fusão de 270 graus cobre o ângulo morto à frente do veículo de 0,8 metros a aproximadamente quatro metros em toda a largura do veículo.

Com todos os sistemas de assistência, a Daimler Truck persegue em todo o seu portfólio de produtos o objetivo de apoiar e aliviar os condutores tanto quanto possível durante as suas viagens dentro dos limites do sistema. No entanto, os sistemas não são capazes de ultrapassar os limites da física – por muito bons que sejam. Por isso, o condutor continua a ser totalmente responsável pela condução segura do veículo em todos os momentos, tal como estipulado por lei.

Para além dos sistemas de assistência centrados na segurança rodoviária, destaca-se no novo Actros L a interação bem coordenada de características como o Active Drive Assist 3 (ADA) e o sistema inteligente de transmissão e controlo da velocidade de cruzeiro Predictive Powertrain Control (PPC). O ADA permite uma condução semi-automatizada (SAE Nível 2) num camião de produção em série desde 2018 e é agora lançado na sua terceira geração. A partir de junho de 2021, a segunda geração do ADA foi melhorada com a função de paragem de emergência. A ADA 3 melhora agora ainda mais o apoio aos condutores na orientação longitudinal e lateral do camião. O PPC prospetivo, por outro lado, contribui para uma condução descontraída, tendo automaticamente em conta a topografia, o traçado da estrada e os sinais de trânsito para um estilo de condução o mais eficiente possível. A partir de abril de 2025, as informações de itinerário do sistema de navegação também serão integradas para permitir uma melhor deteção de eventos de itinerário futuros. Isto permite aos condutores evitar travagens, acelerações e mudanças de velocidade desnecessárias.

A Mercedes-Benz Trucks oferece uma gama abrangente de soluções e serviços digitais em torno do novo Actros L para simplificar os processos e fluxos de trabalho dos operadores de frotas. O TruckLive oferece uma entrada gratuita nas soluções de serviços digitais da Mercedes-Benz Trucks. Isto inclui vários serviços de conetividade que podem ser utilizados em plataformas existentes, como o MyTruckPoint. Por exemplo, a Gestão de Manutenção assegura uma maior disponibilidade dos veículos, enquanto o Live Traffic ajuda no planeamento de rotas, fornecendo dados de tráfego em tempo real através da navegação. Os novos Serviços Ligados, como o Over-the-Air Update ou o Service24h Connected, já podem ser utilizados este ano. Outros componentes estão atualmente em fase de planeamento.

Os serviços telemáticos Premium do Fleetboard estão também associados a um elevado valor acrescentado para um sistema de gestão de frotas rentável. Um exemplo é a análise de utilização do Fleetboard, que recolhe e processa os dados técnicos do Actros L. Com base nestes dados, é possível avaliar e otimizar as características de condução. Isto contribui para otimizar o consumo e reduzir o desgaste, bem como para uma maior utilização do veículo e uma melhor pegada de CO2. Em última análise, isto pode aumentar de forma sustentável a gestão económica global da frota.

Além disso, com a rede inteligente, o Mercedes-Benz Trucks Uptime aumenta a disponibilidade do novo Actros L. O sistema diagnostica continuamente o estado do veículo e fornece recomendações específicas de ação. Esta abordagem permite a deteção precoce das necessidades de reparação para reduzir as avarias, e apoia os clientes na organização imediata dos trabalhos necessários – tudo isto tendo em conta o seu planeamento operacional específico. Os resultados: Maior previsibilidade das visitas à oficina, maior disponibilidade dos veículos e um nível mais elevado de segurança do tráfego. A Mercedes-Benz Trucks também oferece aos seus clientes vários contratos de serviço com custos mensais previsíveis para garantir a máxima disponibilidade do veículo e tempos de paragem mínimos. Apresentação do Mercedes-Benz Trucks Complete como um pacote premium: O pacote de serviço completo cobre todos os trabalhos de oficina, incluindo peças de desgaste.

Sérgio Gonçalves

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