Quando fizer a estreia mundial no Salão Automóvel de Frankfurt, no próximo mês de Setembro, a nova família do modelo Opel Insignia vai incluir uma versão Insignia Country Tourer. Se a bem sucedida variante Sports Tourer é uma elegante station wagon familiar, a nova carrinha Insignia Country Tourer oferece características inatas orientadas para actividades mais aventureiras. Com uma altura de carroçaria ao solo mais elevada, este novo Opel proporciona a liberdade de optar para lá dos limites das fronteiras do espaço urbano e das estradas de asfalto. O Insignia Country Tourer tem protecções nas secções inferiores da carroçaria e arcos de rodas mais proeminentes. O sofisticado sistema de tracção integral Adaptive 4×4 garante capacidade de tracção acrescida e excelente comportamento dinâmico em qualquer tipo de estrada. As motorizações seleccionadas para as versões Country Tourer são sobrealimentadas, indo do 2.0 Turbo de injecção directa de gasolina, com 250 cv de potência, até ao 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv – que debitam ambos um elevadíssimo binário máximo de 400 Nm.
«O sucesso europeu do nosso Opel Mokka no segmento dos SUV subcompactos é a mais recente demonstração da popularidade dos veículos crossover», observa Duncan Aldred, vice-presidente interino da Opel para a área de Vendas, Marketing e Pós-Venda. «O novo Insignia Country Tourer preenche este nicho na classe dos veículos médios de maior dimensão. Este Insignia permite-nos oferecer uma escolha alternativa inédita na Opel. Os nossos clientes poderão, assim, apimentar com uma boa dose de aventura a qualidade do produto Insignia. Para além disso, estamos convictos de que o visual apelativo e atlético do Insignia Country Tourer atrairá naturalmente novos clientes para a nossa marca.»
Tracção integral da Opel: tecnologia de nível superior
O sistema de tracção integral Adaptive 4×4, com comando electrónico, integra um diferencial viscoso de elevada qualidade, cuja configuração segue o princípio Haldex, e um diferencial traseiro autoblocante com controlo electrónico para maximizar a tracção tanto em estradas pavimentadas como em pisos mais difíceis. O sistema adapta-se constantemente às condições de aderência e faz variar – de 0 a 100 por cento, e de forma contínua – a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro e entre as rodas traseiras.
Por comparação com os sistemas mecânicos convencionais, a grande vantagem deste sistema hidráulico de tracção integral é que as rodas não têm que derrapar ou ‘patinar’ para que o sistema proceda ao ajustamento necessário. Quando os sensores detectam uma situação mais crítica, o sistema actua em cerca de 80 milésimos de segundo – o equivalente a um pestanejar – para enviar a necessária informação e efetuar a entrega e distribuição de binário às rodas. Articulado com o avançado sistema de suspensão FlexRide com controlo electrónico, o sistema Adaptive 4×4 estabelece novas referências em tempo de reacção e controlo do veículo.
Os vários módulos de comando da tracção integral recebem permanentemente informações de sensores que analisam a taxa de guinada, a aceleração longitudinal e lateral, o ângulo da direcção, a velocidade de rotação das rodas, a posição do pedal do acelerador, e o regime e o binário do motor, adaptando a distribuição da potência com base nesses dados. O diferencial traseiro eLSD (electronic limited slip differential) comanda a distribuição de binário entre as rodas traseiras, transmitindo mais binário à roda com mais aderência.
Ao mesmo tempo que melhora a tracção em pisos escorregadios, o funcionamento sofisticado deste sistema 4×4 adaptativo garante os mais elevados níveis de controlo e segurança activa em todas as situações. O Insignia Country Tourer consegue avançar mesmo quando três rodas estão sem aderência e apenas uma roda traseira possui tracção.
No sentido de reduzir perdas por atrito e economizar combustível, o sistema mantém em funcionamento apenas a tracção às rodas dianteiras quando o automóvel circula em estrada em condições normais.
Motores sobrealimentados, de elevado binário
A Opel seleccionou para a nova carrinha Insignia Country Tourer motores sobrealimentados, com elevado binário, que são pares perfeitos para o sistema Adaptive 4×4. A opção a gasolina é constituída pelo 2.0 Turbo de 250 cv. Gerando um invulgar binário de 400 Nm, este motor de injeção direta garante ao Insignia um desempenho de elevado nível. Do lado Diesel, as opções são encabeçadas pelo 2.0 BiTurbo CDTI de 195 cv e 400 Nm. Neste propulsor, os dois turbocompressores funcionam de forma sequencial e possuem, cada um, o seu próprio permutador de calor (intercooler). A gama de motorizações do Insignia Country Tourer fica completa com o 2.0 CDTI de 163 cv, que debita 350 Nm de binário, podendo este valor subir momentaneamente em fases de aceleração para 380 Nm, graças à função de overboost.
Os motores 2.0 Turbo e 2.0 CDTI podem ser associados a caixa manual ou caixa automática, ambas de seis velocidades, enquanto o motor 2.0 BiTurbo CDTI está disponível apenas com caixa automática.
O novo Insignia Country Tourer conta também com pneus largos e uma altura da carroçaria ao solo que é 20 cm mais elevada face à versão Sports Tourer. Esta é uma vantagem importante em pisos mais exigentes. Assim, seja num passeio de inverno em caminhos escorregadios ou simplesmente em situações de condução mais adversas, o Insignia Country Tourer consegue lidar com situações mais desafiantes.
Formas atraentes numa station wagon com carácter de SUV
O novo Insignia Country Tourer exibe uma grelha ampla e profunda, destacando-se claramente numa secção dianteira que se mostra apelativa e distinta. A barra horizontal cromada da grelha ostenta o emblema da marca e surge esculpida numa forma alada, com as extremidades viradas para cima. Em baixo surge um painel de protecção, com um acabamento prateado, prolongando-se para debaixo do compartimento do motor. Semelhante elemento de design é visível na traseira, enquadrado por duas saídas de escape.
Outro elemento exclusivo do Country Tourer é o revestimento das embaladeiras e das secções inferiores da carroçaria, bem como os arcos das rodas mais salientes. O remate visual é dado pelos grupos ópticos dianteiros e traseiros. Os faróis escurecidos, com contornos cromados, integram luzes diurnas LED em forma de asa. Este mesmo tema de design gráfico é repetido na traseira, onde as luzes LED traseiras emitem também uma iluminação brilhante.
O novo Insignia Country Tourer tem estreia mundial agendada para o dia 10 de Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt.
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