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Opel mostra tecnologia para melhorar circulação nas cidades

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A maior parte dos sistemas de assistência à condução está centrada no apoio aos condutores quando circulam fora das cidades. No entanto, a circulação nos centros urbanos constitui, hoje em dia, um desafio cada vez maior. A atividade das cidades é extremamente intensa, onde por vezes há demasiado movimento em simultâneo, desde automóveis, furgões, autocarros, ciclistas e peões, exigindo redobrada atenção a quem conduz. Elevar a fasquia de segurança neste tipo de ambiente está na génese de diversos dispositivos que a Opel tem atualmente em desenvolvimento, os quais tanto podem alertar o condutor como assumir momentaneamente o controlo do veículo.

O fabricante de Rüsselsheim está a trabalhar em sistemas inovadores de assistência ao condutor no âmbito da participação no projeto de investigação UR:BAN (sistemas de assistência ao utilizador e gestão de tráfego em rede). O objetivo desta iniciativa parcialmente financiada pelo Governo alemão é encontrar meios específicos de apoio à condução nas cidades, desenvolvendo sistemas inteligentes de gestão de tráfego. O UR:BAN conta com a participação de 31 entidades ligadas à indústria automóvel e à eletrónica, envolvendo também organismos de investigação e autoridades.

Mais segurança na cidade

Especialmente no trânsito citadino, ocorrem frequentemente situações em que um condutor de destreza média pode não conseguir reagir a tempo – em casos como veículos que saem repentinamente de parques de estacionamento ou crianças que atravessam inadvertidamente as ruas. A Opel construiu um Insignia de demonstração com equipamento que não se limita a alertar o condutor quando as situações inesperadas surgem, mas que também consegue evitar os obstáculos atuando automaticamente sobre os travões e a direção. O protótipo está dotado de uma câmara e de um radar, e possui sistemas especiais de direção e de travagem capazes de intervir autonomamente no controlo do veículo.

A Opel está a trabalhar com outro protótipo no estudo comportamental dos condutores, admitindo que a recolha deste tipo de elementos poderá potenciar a atuação dos sistemas de assistência. Processando, através de um algoritmo especial, os dados de funcionamento do veículo e de câmaras que detetam os movimentos da cabeça de quem está ao volante, é possível detetar padrões comportamentais que permitem prever, com alguma antecedência, se o condutor vai mudar de faixa, por exemplo. Este tipo de sofisticação otimiza o desempenho de sistemas de apoio como o alerta de ângulo cego, no âmbito do mesmo exemplo.

Gestão de tráfego em rede através de WiFi

Além de evitar acidentes, os sistemas em que a Opel está a trabalhar contribuem para melhorar o fluxo de tráfego dentro das cidades, em benefício de condutores, de transeuntes e do ambiente. A Opel desenvolveu um protótipo baseado no Insignia Sports Tourer que demonstra a forma como a informação partilhada via WiFi por uma entidade gestora de infraestrutura de tráfego e os automóveis em circulação pode gerar recomendações. Por exemplo, isso pode ajudar o condutor a chegar calmamente a um cruzamento, em segurança e sem consumir combustível, e transpô-lo preferencialmente sem parar. Estas indicações são apresentadas no ecrã central do painel de instrumentos do automóvel e a informação secundária é mostrada no ecrã situado no centro do tabliê.

Os trabalhos de desenvolvimento da Opel nestas áreas assentam em anos de experiências efetuadas no quadro das comunicações ‘Car-to-X’ e no campo da condução autónoma. Contudo, apesar dos notáveis progressos alcançados nestas áreas, a Opel continua empenhada em proporcionar experiências de condução agradáveis. A marca alemã defende que a condução pode ser divertida quando não é nem aborrecida nem demasiado exigente. Estas são precisamente as condições a que os sistemas de apoio se destinam.

Rui Augusto
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