Menu Fechar

LAMBORGHINI SQUADRA CORSE APRESENTA ROMAIN GROSJEAN COMO FACTORY DRIVER NA EQUIPA IRON LYNX

A Lamborghini Squadra Corse anuncia a chegada de Romain Grosjean como piloto oficial da Lamborghini a partir de 2023. O experiente ex-piloto de Fórmula 1 também será um elemento decisivo do projeto LMDh, que fará a sua estreia em 2024.

O piloto suíço, que competiu nos últimos dois anos na categoria IndyCar Series, fará a sua estreia enquanto piloto oficial da Lamborghini nas 24 Horas de Daytona, aos comandos do Lamborghini Huracán GT3 EVO2, juntamente com a equipa Iron Lynx e dois outros pilotos oficiais da Lamborghini, Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti. Grosjean também participará noutras corridas de resistência ao longo da temporada de 2023, seguindo um completo programa que se será anunciará do proximamente.

Além do seu programa no GT3, no próximo ano Grosjean também se juntará a Caldarelli e a Bortolotti como piloto de testes do Lamborghini LMDh da Iron Lynx, com o qual competirá no FIA World Endurance Championship e no WeatherTech Sports Car Championship da IMSA em 2024.

Grosjean nasceu em Genebra, mas corre com licença francesa. Participou durante nove temporadas na Fórmula 1, onde conquistou um total de dez pódios. Representou a Renault, Lotus e Haas, antes de passar a competir na categoria IndyCar Series, dos Estados Unidos da América, em 2021. Grosjean é u, piloto versátil, que venceu títulos em categorias inferiores de monolugares, como a Fórmula 3 Euroseries, em 2007, AutoGP, em 2010, e GP2 Series, em 2011. Também correu em campeonatos de GT, e, inclusivamente, venceu uma corrida na sua estreia no Campeonato do Mundo FIA GT1, no Abu Dhabi, em 2010, e também participou nas 24 Horas de Spa desse mesmo ano.

A Iron Lynx, propriedade da empresa suíça DC Racing Solutions Ltd, será o parceiro da equipa Lamborghini no FIA World Endurance Championship e no WeatherTech Sportscar Championship da IMSA. A Iron Lynx e a Lamborghini também trabalharão em estreita colaboração com a PREMA Engineering, empresa com 30 anos de experiência, e vitórias em campeonatos de todo o mundo.

Falando sobre este novo passo na sua carreira desportiva, Grosjean afirma: “Antes de mais, é uma honra juntar-me à Lamborghini. Trata-se de uma marca emblemática para todos os amantes dos automóveis, entre os quais nos incluímos tanto eu próprio, como os meus filhos. Acima de tudo, estou muito animado por duas coisas: a primeira, é começar em Daytona com o GT3, um veículo que tem tido ali muito êxito, e, também, por fazê-lo com uma equipa tão boa como a Iron Lynx, e pelos companheiros que terei a meu lado; será uma boa descoberta a nível pessoal. E, depois, durante o ano, trabalharei com o novo LMDh, que é um carro precioso – tenho a sorte de já o ter visto –, e um projeto incrível para as corridas de resistência. Vai tornar-se numa categoria muito empolgante, também por todos os fabricantes que na mesma vão participar. A Lamborghini é uma marca de enorme sucesso, pelo que espero que possamos voltar a confirmá-lo no futuro”.

Giorgio Sanna, Diretor da Lamborghini Motorsport, acrescenta: “Estamos muito orgulhosos por dar as boas-vindas a Romain Grosjean à família Lamborghini, nesta nova etapa tão emocionante da história da Squadra Corse. É um piloto com enorme experiência em várias categorias, e trará muito valor tanto ao nosso programa de GT3 como, ainda mais importante, ao desenvolvimento do nosso LMDh. Estou ansioso por ver Romain em pista em Daytona, no que esperamos seja o início de uma bem-sucedida colaboração”.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.