Menu Fechar

O LOSANGO VERMELHO ENCONTRA O “INFERNO VERDE”: 40 ANOS DA AUDI SPORT GMBH COM UM ARRANQUE ESPECIAL NO NÜRBURGRING

Modelle v.l.n.r. (Standaufnahme): Audi RS 4, 1. Generation Audi RS 6, 1. Generation Audi RS 7 Sportback, Farbe: Tangorot Audi RS Q3 Sportback, Farbe: Kyalamigrün Audi TT RS Roadster, Farbe: Turboblau Audi TT RS Coupé iconic edition, Farbe: Nardograu Audi TT RS, 1. Generation Audi RS e-tron GT, Farbe: Ascariblau Audi S6 Plus Audi RS 3 Sportback performance edition, Farbe: Nogaroblau Audi RS 5 Coupé mit competition plus-Paket, Farbe: Tangorot Audi R8 Coupé, 1. Generation Audi R8 Coupé V10 GT RWD, Farbe: Tangorot Audi R8 Spyder V10 performance RWD, Farbe: Tangorot Audi RS 3 Limousine performance edition, Farbe: Pfeilgrau Audi RS 5 Sportback mit competition plus-Paket, Farbe: Sebringschwarz

Há quase 40 anos – a 10 de outubro de 1983 – a Audi Sport GmbH, como é conhecida atualmente, foi fundada como quattro GmbH. Hoje, molda a imagem desportiva e exclusiva da marca dos quatro anéis. Na Audi, os veículos com o losango vermelho são sinónimo de performance e desportivismo. As comemorações do aniversário começam nas 24 Horas de Nürburgring no próximo fim-de-semana (18-21 de maio).

40 anos, mais de 250.000 veículos produzidos só nos últimos dez anos e mais de 400 títulos de desporto motorizado conquistados ao longo de 20.832 quilómetros, 73 curvas e mudanças de altitude de mais de 300 metros – números-chave que representam a Audi Sport GmbH e também o lendário Nordschleife – também conhecido como o “Inferno Verde” – de Nürburgring. Isto moldou a Audi Sport GmbH como nenhuma outra pista de corridas. O circuito na região de Eifel e a subsidiária integral da AUDI AG partilham uma relação estreita – tanto nas corridas como nos veículos de alta performance da série. A Audi Sport é um parceiro oficial da corrida de 24 horas desde 2002 e fornece os “carros oficiais” aos organizadores. Desde 2009, o Audi R8 LMS tem estado a competir na maratona de Eifel, um dos pontos altos anuais da Audi Sport customer racing. A divisão de corridas para clientes faz parte da antiga quattro GmbH desde 2011. Com seis vitórias gerais e três vitórias adicionais na classe GT3 até à data, a Audi é o fabricante mais bem-sucedido na era GT3 do clássico endurance no “Inferno Verde”. Assim, não é de admirar que a Audi Sport GmbH esteja a lançar atividades para assinalar o aniversário histórico em Nürburgring: na edição deste ano da corrida de 24 horas, os quatro Audi R8 LMS das equipas Audi Sport Teams vão competir com designs retro para assinalar o 40º aniversário da Audi Sport GmbH, apresentando ilustrações famosas sobre a história do automobilismo da Audi. De acordo com o espírito do aniversário, os antigos campeões do DTM Mike Rockenfeller, Timo Scheider e Martin Tomczyk vão participar com o número 40 como número de partida. O seu Audi R8 LMS da Audi Sport Team Scherer PHX é visualmente baseado no Audi V8 quattro DTM de 1992. Devido às características desafiantes da pista, o Nordschleife não é apenas um desporto motorizado, mas uma referência para os veículos de produção da Audi Sport GmbH. Cada novo modelo R e RS completam milhares de quilómetros no variado circuito do Eifel durante a sua fase de desenvolvimento. “O Nürburgring é a pista de corridas mais difícil do mundo. É um lugar mágico para nós e, por isso, perfeitamente adequado começar o 40º aniversário da empresa na corrida de 24 horas”, diz Rolf Michl, Director Geral da Audi Sport GmbH e Chefe do Desporto Automóvel da Audi. “O Nürburgring-Nordschleife é considerada uma Meca para os fãs de desportos motorizados. Para mim, a corrida de 24 horas é uma das coisas mais bonitas a experimentar no desporto automóvel, mas Nürburgring também é essencial para o desenvolvimento dos nossos automóveis de produção. Todos os nossos modelos são aí testados em condições extremas e levados à produção.”

Atividades emocionantes para o aniversário

A Audi está a planear várias atividades para o fim-de-semana da corrida de 24 horas no circuito Eifel. Na sexta-feira, 19 de maio, Mike Rockenfeller, Timo Scheider e Martin Tomczyk, bem como os diretores da Audi Sport e Rolf Michl, vão estar à disposição para responder a perguntas na “Conversa dos Campeões” no centro de imprensa. Vão estar em exibição vários modelos da história da empresa no ring°boulevard. Incluindo a primeira geração do Audi R8 e RS 4 Avant, o actual R8 GT e o RS 4 Avant com o pacote de competição. Outro destaque é o Audi S1 Hoonitron, elétrico, com o qual o inesquecível Ken Block causou furor nas ruas de Las Vegas no vídeo “Electrikhana”. E pouco antes da corrida de 24 horas, os espectadores podem admirar os modelos de alta performance da subsidiária desportiva da Audi num desfile pela famosa pista.

Os aficionados podem também esperar as comemorações na sede da Audi Sport GmbH em Neckarsulm. A exposição de aniversário “40 anos da Audi Sport GmbH – Fascination Meets performance”, vai dar uma visão quase completa da história da Audi Sport GmbH desde 14 de junho: para além dos destaques automóveis – desde o primeiro veículo da antiga quattro GmbH, passando por vários modelos do programa de corridas para clientes e a atual carteira de produtos também há exposições interessantes da coleção Audi e personalização de veículos para admirar no Audi Forum Neckarsulm. A mostra decorre em simultâneo com a exposição especial “150 Anos de NSU: Inovação, Ousadia, Transformação” sobre a história da marca tradicional NSU.

Por último, outro ponto alto a chegar no Outono: para assinalar o aniversário da Audi Sport GmbH, está previsto um rally para os fãs do losango vermelho no dia 14 de outubro, com destino ao Audi Forum Neckarsulm. A Audi Sport GmbH convida os visitantes para um dia especial no local. Visitas guiadas informativas através da exposição especial, complementadas exclusivamente para este dia por outras de quatro rodas, que de outra forma não estariam abertas ao público, permitem aos visitantes fazer uma viagem emocionante pelos 40 anos de história da empresa. Um programa de entretenimento completa a oferta para os visitantes.

Bem posicionada para o futuro

“A Audi Sport GmbH escreveu uma verdadeira história de sucesso nas últimas quatro décadas. Com paixão e espírito de equipa, inúmeros projetos de alta performance foram desenvolvidos até à produção, foram criadas experiências emocionais para os clientes e alcançados grandes sucessos no desporto motorizado”, afirma Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico da AUDI AG e Presidente do Conselho Consultivo da Audi Sport GmbH. “Temos um objetivo claro: transportar com sucesso o ADN desportivo dos quatro anéis para o futuro elétrico.” O Diretor Geral Sebastian Grams acrescenta: “A empresa manteve-se fiel a si própria ao longo de todos estes anos, foi sempre corajosa e ousou tomar novas iniciativas. Este espírito de inovação continua a definirmos atualmente. Queremos moldar o futuro da mobilidade no segmento de alto desempenho de uma forma sustentável e progressiva.”

A Audi Sport GmbH está atualmente envolvida em quatro áreas de negócio: para além do desenvolvimento e produção de modelos de alta performance, é responsável pelas corridas de fábrica e de clientes para a marca dos quatro anéis. Além disso, a personalização de veículos através do programa Audi exclusive e a venda de coleções de estilo de vida de alta qualidade da coleção Audi estão entre as suas principais áreas. A Audi Sport GmbH emprega atualmente cerca de 1.500 pessoas. Em 2022, a subsidiária integral da AUDI AG estabeleceu mais uma vez um recorde de vendas com exatamente 45.515 carros. Com 16 modelos, o portefólio de veículos é maior do que nunca, desde o compacto Audi RS 3 Sportback e o SUV de alta performance RS Q8, o superdesportivo R8 Coupé e o modelo elétrico de topo, o RS e-tron GT elétrico, o RS e-tron GT. Com o coupé de quatro portas totalmente elétrico, a subsidiária desportiva da Audi mostra ter um espírito pioneiro no campo da mobilidade elétrica. No ano passado, 10.042, ou cerca de um quarto dos veículos entregues pela Audi Sport GmbH, já eram modelos da família e-tron GT, sendo que um em cada três destes era um modelo RS. “Queremos fazer a oferta correta e específica para o segmento aos nossos clientes. Isto vai desde a eletrificação alargada através de híbridos suaves à flexibilidade dos futuros híbridos plug-in de alta performance e à experiência de condução especial dos carros elétricos”, explica Sebastian Grams a estratégia da empresa. “Com o RS e-tron GT, iniciámos a era dos veículos altamente emocionais e elétricos – com os novos modelos Audi Sport totalmente elétricos, na plataforma PPE, como o primeiro SUV de desempenho elétrico, vamos continuar este capítulo. Até ao final da década, o portefólio deverá ser convertido a cem por cento para modelos elétricos a bateria (BEV) e parcialmente elétricos (PHEV). Ao mesmo tempo, queremos utilizar ainda mais a nossa experiência em pequenas séries para veículos altamente emocionais no futuro.”

A Audi Sport GmbH é também um dos principais impulsionadores da eletrificação da Audi no desporto automóvel. Sob a sua liderança, o inovador protótipo Audi RS Q e-tron foi criado em 2021 para a sua primeira participação no lendário Rally Dakar. O conceito de transmissão do veículo combina um elétrico com uma bateria de alta tensão e um conversor de energia altamente eficiente que carrega a bateria durante a condução. O conversor de energia é composto por um motor TFSI do DTM acoplado a uma unidade de tração da Fórmula E com

o gerador. A partir de 2026, os quatro anéis vão competirão no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA.

As novas regras preveem uma maior eletrificação e a unidade de tração elétrica (MGU-K) terá então quase tanta potência como o motor de combustão. Os motores de 1,6 litros turbo alimentados altamente eficientes vão ser alimentados por combustível sintético sustentável. Uma empresa independente, a Audi Formula Racing GmbH, foi criada para entrar na categoria rainha do desporto automóvel.

Mudança constante

Quando, em 1983, a Audi Sport GmbH foi fundada como quattro GmbH, com apenas alguns funcionários, ninguém esperava que, nas quatro décadas seguintes, se viesse a tornar num fabricante de veículos de elevada qualidade e elevada performance, com um programa de desportos motorizados extremamente bem-sucedido. Nos primeiros tempos, a principal preocupação da empresa era assegurar a defesa do nome “quattro” e dos direitos de marketing. Mas, desde então, a empresa continuou a desenvolver-se e abriu novas áreas de negócio. Em 1984, por exemplo, começou a vender acessórios. Desde então, os artigos da coleção Audi têm feito o coração dos fãs bater mais rápido. Seja vestuário, malas ou modelos de automóveis, a coleção de lifestyle permite uma experiência completa da marca. Onze anos mais tarde, foi acrescentado outro pilar importante: desde 1995, os clientes Audi Sport, que gostam do invulgar, têm a possibilidade de personalizar os seus veículos. Existem muitos pacotes de opções e programas de equipamento disponíveis em Audi exclusive, que são uma garantia de excelência técnica e visual. Um dos veículos mais invulgares foi, provavelmente, o Audi “Picasso” descapotável com o seu interior em pele desenhado pelo artista mundialmente famoso.

Apenas um ano mais tarde, a quattro GmbH torna-se um fabricante de veículos registado e apresenta o S6 plus, o seu primeiro modelo, no Salão Automóvel de Genebra. O ano de 2007 assistiu à estreia do primeiro superdesportivo dos quatro anéis: o Audi R8, agora na sua segunda geração. A versão GT3 do carro desportivo de motor central foi também o ponto de partida para o programa de corridas para clientes, que desde então tem sido expandido com o RS 3 LMS, R8 LMS GT4 e R8 LMS GT2. Até à data, os veículos construídos pela Audi Sport customer racing conquistaram mais de 400 títulos e inúmeras vitórias em corridas em todo o mundo. Em 2014, o R8 recebeu uma linha de produção muito especial na forma da instalação Böllinger Höfe, que se caracterizada por ser uma combinação de fabrico e unidade de produção inteligente. Para além do desportivo de motor central, os modelos de topo eletrificados, o e-tron GT quattro e o RS e-tron GT, são também construídos aqui, numa linha de produção partilhada que é única em todo o Grupo. Em 2016, a quattro GmbH foi renomeada como Audi Sport GmbH. O nome Audi Sport baseia-se na longa e longa e bem-sucedida tradição dos quatro anéis no desporto automóvel.

“A Audi Sport GmbH pode recordar 40 anos emocionantes e de grande sucesso. Este sucesso só foi e é possível graças a um forte esforço de equipa”, diz Rolf Michl. “Para nós, uma coisa é certa: seguir por caminhos novos e inusitados e desenvolvermo-nos continuamente – é o que vai continuar a caracterizar a Audi Sport GmbH.”

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.