O Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo de produção da Premium Platform Electric (PPE) e, portanto, a nova referência para a Vorsprung durch Technik. Através das suas características, o SUV elétrico encarna o próximo passo na transformação da empresa num fornecedor de mobilidade eléctrica premium. O modelo é definido não só pelo impressionante desempenho de condução e carregamento, mas também pela maior eficiência e autonomia eléctrica de até 381 milhas (modelos do Reino Unido). O Audi Q6 e-tron incorpora o típico estilo SUV da Audi com uma linguagem de design e-tron ainda mais refinada. A nova filosofia de design no interior e as tecnologias pioneiras que estreiam no novo modelo, iniciam o próximo capítulo na mobilidade eléctrica para os Quatro Anéis e fazem do Vorsprung durch Technik uma experiência tangível todos os dias. Com o Q6 e-tron, a mobilidade eléctrica vem da fábrica de Ingolstadt pela primeira vez.
O PPE, desenvolvido em conjunto com a Porsche, e a arquitetura eletrónica E3 são marcos importantes na expansão da gama global de modelos eléctricos da Audi. Eles marcam o início de um fortalecimento abrangente e rejuvenescimento do portfólio de modelos. O Q6 e-tron sustenta a promessa da Audi de oferecer veículos eléctricos em todos os segmentos principais até 2027. “Construído sobre a nova plataforma PPE, o Audi Q6 e-tron é o próximo salto tecnológico na mobilidade eléctrica premium para os nossos clientes”, disse Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, na estreia mundial na fábrica principal em Ingolstadt. “O PPE mostra como estamos a reunir conhecimentos especializados dentro do Grupo Volkswagen, tornando assim a mobilidade eléctrica escalável. Graças ao PPE, somos capazes de lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar ainda mais o nosso portfólio”, acrescentou o CEO da Audi. A flexibilidade do PPE ajuda a dar aos futuros modelos o seu carácter independente e o ADN típico da Audi, apesar das bases técnicas partilhadas. O Q6 e-tron estabelece padrões em termos de alcance e incorpora o estilo típico de SUV da Audi com uma linguagem de design e-tron ainda mais refinada. Graças à nova arquitetura eletrónica E3, a série de modelos Q6 e-tron representa a ponta de lança tecnológica do portfólio Audi.
Motores eléctricos potentes, compactos e escaláveis, bem como uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida, composta por 12 módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 líquidos), asseguram uma autonomia de até 613 quilometros. O novo Audi Q6 e tron assegura o desempenho desportivo pelo qual a Audi é conhecida, com uma potência de 285 kW (388 CV) (consumo de energia em kWh/100 km combinado: 19,4-17,3 (WLTP); emissões de CO2 em g/km combinadas: 0; Classe de CO2 A) e o SQ6 e tron com uma potência do sistema até 380 kW (517 CV) quando o controlo de arranque está ativado (consumo de energia em kWh/100 km combinado: 18,3-18,0 (WLTP); emissões de CO2 em g/km combinadas: 0; classe de CO2 A), estabelecendo assim padrões em termos de desempenho, autonomia, carregamento, dinâmica de condução e design. No lançamento no mercado, estarão disponíveis duas variantes de modelos com tração integral, seguidas de modelos particularmente eficientes com tração traseira concebidos para a autonomia, que também marcarão a entrada na série Q6 e-tron. O Q6 e-tron quattro acelera de 0-62 mph em 5,9 segundos. O SQ6 e-tron demora apenas 4,3 segundos (com controlo de arranque). As velocidades máximas dos veículos são de 210 km/h e 228 km/h, respetivamente.
Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade máxima de carregamento de 270 kW de série, são possíveis paragens de carregamento curtas com o Audi Q6 e-tron. Até 255 quilómetros podem ser recarregadas em apenas 10 minutos numa estação de carregamento de alta potência no grupo motopropulsor quattro. O estado de carga (SoC) aumenta de 10 para 80 por cento em cerca de 21 minutos. Equipado com o Plug & Charge, o veículo autoriza-se a carregar em estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é ligado e inicia o processo de carregamento. O carregamento é também totalmente automático. Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron pode, pela primeira vez, ativar o carregamento em banco. A bateria de 800 volts é automaticamente dividida em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo com até 150 kW. Dependendo do estado de carga, ambas as metades da bateria são primeiro equalizadas e depois carregadas simultaneamente.
- NOVO A3 ALLSTREET 40 TFSIE: O HÍBRIDO PLUG-IN COM CARACTERÍSTICAS CROSSOVER - 12 de Novembro de 2024
- TRÊS NOVOS MODELOS: A PORSCHE COMPLETA A SEGUNDA GERAÇÃO DO TAYCAN - 12 de Novembro de 2024
- ŠKODA OCTAVIA BREAK RS VENCE O PRESTIGIADO PRÉMIO VOLANTE DE OURO 2024 NA CATEGORIA DE CARROS DE MÉDIA DIMENSÃO - 12 de Novembro de 2024