Menu Fechar

O seu automóvel está preparado para as férias?

É certo que atualmente, a maioria dos leitores apenas pensará em férias num otimista 2021. 

Como tal, o automóvel, fiel amigo que em muitos casos poucos quilómetros tem feito nos últimos meses poderá vir a ser utilizado para aquela merecida viagem, mesmo que num dos mais atípicos anos de que há memória.

A adoção do teletrabalho tornou o automóvel de muitos praticamente irrelevante. Sem contar a ocasional ida ao supermercado ou um pequeno passeio, a probabilidade é que o seu automóvel não tenha constado da lista de prioridades e, como tal, talvez tenha chegado a hora de lhe dar alguma atenção.

Antes de se fazer à estrada, será uma excelente ideia tratar do alojamento na hora de marcar as suas férias, bem como descobrir o que tem na zona para visitar, onde fazer compras e quaisquer outros pontos de relevo. 

Existem ainda algumas questões vitais relacionadas com a sua segurança automóvel, as quais iremos ajudar a verificar antes de partir rumo à sua merecida pausa.

Nível de Óleo

O seu vizinho verifica o óleo todas as semanas, da mesma forma que garante que os faróis brilham tanto ou mais que os puxadores cromados. Gotas secas de água não surgem jamais naquela chapa.

Pode parecer um pouco exagerado em alguns aspetos, mas deverá levá-lo a perguntar-se há quanto tempo não verifica o nível de óleo do seu automóvel. Esta verificação não vai consumir mais do que alguns instantes do seu tempo, e pode fazer a diferença entre chegar em segurança ou ter de chamar um reboque!

Ar Condicionado / Calefação

Uma área essencial em particular para viagens longas quer no inverno, quer no verão.

Não existe nada menos agradável do que se dar conta de que a calefação desistiu de si quando estiver a caminho da Serra da Estrela, ou que o ar condicionado não vai estar presente na sua viagem ao Algarve, em pleno agosto.

Uns minutos do seu tempo significam conforto e bem-estar para si e para os que consigo viajarem.

Anticongelante

Nem sempre uma verificação que muitos portugueses façam, porém, tudo depende do uso que cada um dá ao seu automóvel bem como da viagem planeada.

Este aditivo vai garantir que o seu radiador enfrenta os desafios do inverno mais gélido sem problemas de maior e é, portanto, um dos pontos fulcrais a ter em conta.

Documentos

Seguramente tem tudo, mas verificar duas vezes antes de se fazer à estrada é sempre preferível a ter um desaire quando as autoridades solicitarem um documento.

Ainda que a tecnologia esteja a trazer os seus documentos para o telemóvel, de momento é bom ter à mão toda a documentação consigo, incluindo contactos da seguradora, assistência em viagem, carta de condução e elementos identificativos.

Kit de Primeiros-Socorros

Um kit de primeiros-socorros é um aliado útil para fazer face a pequenos cortes ou queimaduras que possam ocorrer. Um pequeno estojo pode dar-lhe a assistência e conforto de que necessita e, caso não tenha um, aproveite para levar alguns dos artigos que tem guardados por casa e faça o seu próprio kit.

Visibilidade Máxima

Parece uma sugestão básica, mas para além de uma obrigatoriedade por lei, o colete fluorescente faz toda a diferença na sua segurança. Trocar um pneu, sair da viatura para dar assistência a alguém ou lidar com um imprevisto é mais fácil se estiver visível para todos.

É ainda uma boa prática ter coletes extra para os passageiros que viajam consigo.

Lanterna

Uma pequena lanterna não ocupa muito espaço e é uma aliada de enorme valor caso tenha de parar a meio da noite. Não apenas o ajuda a ser mais visível para outros condutores, como permite que possa efetuar qualquer pequena reparação, ou identificar um problema sem dificuldade. Caso já tenha uma, verifique o estado das pilhas.

Navegação por Satélite (GPS)

Hoje em dia existem poucas desculpas para se perder. Se o seu automóvel tem já um equipamento de navegação por satélite, perfeito. Caso contrário, a maioria dos smartphones pode tomar o seu lugar, ao qual se pode acrescentar um pequeno apoio próprio para automóvel.

Pressão dos Pneus

Uns dias antes da sua viagem ou mesmo na hora de abastecer para a mesma, tire um par de minutos para rever a pressão dos pneus. Esta área é por vezes negligenciada e tem efeitos consideráveis tanto na segurança do automóvel, como no consumo de combustível dos quilómetros que tem pela frente.

Iluminação

Existem outras luzes para além dos médios que muitas vezes nos passam despercebidas e das quais é fácil nos esquecermos, principalmente quando a nossa viagem tem início durante o dia.

Verifique luzes de presença, travagem, luz de nevoeiro e as luzes que iluminam a matrícula. Todas elas estão lá para a sua segurança e também de todos os outros condutores.

Lembre-se que a segurança de cada viagem começa e termina consigo. Adote uma condução defensiva, respeitando as regras de trânsito e tendo em mente que essa responsabilidade visa salvar vidas – a sua e a dos outros.

Esta pequena lista pode e deve ser revisitada ocasionalmente para garantir que o seu automóvel está sempre em grande forma, independentemente da viagem que tenha pela frente.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.