Menu Fechar

ŠKODA FABIA ESTÁ MAIOR E TEM MAIS TECNOLOGIA

A quarta geração do ŠKODA FABIA está maior, mais espaçosa, e oferece mais tecnologia. Construído sobre a moderna plataforma MQB A0, tem 4108 mm de comprimento (mais 11 cm do que a geração anterior), 1780 mm de largura (mais 4,8 cm) e 1460 mm de altura (menos 7 mm), enquanto a distância entre eixos aumentou para 2564 mm (mais 9,4 cm). As novas dimensões permitem oferecer maior habitabilidade e capacidade de carga: a volumetria da bagageira aumentou em 50 litros, para um total de 380 litros de capacidade, ou 1190 litros com os encostos traseiros rebatidos. O novo FABIA estará disponível em três níveis de equipamento (Active, Ambition e Style), que se combinam com mecânicas de três ou quatro cilindros a gasolina: MPI Evo, nas versões 65 e 85 cv, ambas associadas a uma caixa manual de 5 velocidades; 1.0 TSI Evo, com 95 cv e caixa manual de 5 relações, ou, na declinação mais potente, de 110 cv, já com opção de caixa manual de seis ou automática de dupla embraiagem DSG de sete relações. Chega a Portugal durante o quarto trimestre.

O FABIA da quarta geração dá continuidade à extraordinária história de sucesso da ŠKODA, oferecendo tudo o que precisa e até um pouco mais. Vinte e dois anos após a sua estreia, o popular pequeno familiar está mais emocionante e dinâmico do que nunca. Este é o primeiro FABIA baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen. É o carro mais espaçoso no seu segmento e possui ainda mais soluções de conforto revistas, bem como uma infinidade de novos sistemas de segurança e assistência à condução. As qualidades clássicas da marca, como uma excelente relação qualidade/preço, elevada funcionalidade e uma série de características Simply Clever, tornam este automóvel o modelo de entrada perfeito para a gama ŠKODA.

Thomas Schäfer, CEO da ŠKODA AUTO, disse: “O novo FABIA proporciona a entrada perfeita para a nossa gama. Combinamos os conhecidos atributos ŠKODA – como espaços generosos, os mais altos níveis de qualidade e segurança e uma excelente relação qualidade/preço – com um design envolvente e o menor coeficiente aerodinâmico de resistência (cx) da sua categoria. Estou convencido de que este excelente produto nos permitirá fortalecer ainda mais a nossa posição no segmento de entrada e atrair novos clientes para a marca.”

Martin Jahn, Membro do Conselho de Vendas e Marketing da ŠKODA AUTO, afirmou: “O lançamento desta mais recente geração do FABIA é, para nós, verdadeiramente importante. Auscultámos os nossos clientes com muita atenção e melhorámos o nosso novo pequeno familiar em todos os aspetos. Com a sua aparência dinâmica e sistemas de infoentretenimento de última geração, estamos cada vez mais atraentes para os clientes mais jovens. Resumindo: o novo FABIA tem tudo para continuar a história de sucesso do modelo.”

A ŠKODA vendeu mais de 4,5 milhões de unidades das três gerações anteriores do FABIA. As razões mais comuns para a compra de um FABIA incluíam o seu “value for money”, baixos custos de manutenção e um impressionante espaço interior. O FABIA da última geração também apresenta um design particularmente emocionante, dinâmica melhorada e vários novos sistemas de assistência à condução. Agora baseado na plataforma modular MQB-A0, o FABIA é mais comprido, ultrapassando a marca de quatro metros pela primeira vez. A bagageira – que já era a maior do segmento – ganhou 50 litros adicionais, contando agora com uns impressionantes 380 litros de capacidade.

O FABIA apresenta proporções equilibradas, faróis bem desenhados e luzes traseiras com a mais recente tecnologia LED. No interior, o painel de instrumentos com um display central independente e painel de instrumentos digital opcional chama a atenção. O infoentretenimento e a conectividade são o que há de mais moderno. Os níveis de acabamento Active, Ambition e Style estarão disponíveis no lançamento no mercado, bem como uma exclusiva First Edition; uma variante desportiva do MONTE CARLO chegará mais tarde. Quatro motores a gasolina da novíssima geração EVO do Grupo Volkswagen oferecem potências que variam de 65 cv (48 kW) a 110 cv (81 kW). A aerodinâmica, líder do segmento, com um coeficiente de valor Cx de 0,28, e o depósito de combustível opcional de 50 litros permite uma autonomia de mais de 900 km no ciclo WLTP. Cinco soluções Simply Clever fazem, no novo FABIA, a sua estreia na ŠKODA.

Sérgio Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.